BIM nas Autarquias em debate na Região Sul

Apresentação do Guia Compreensivo para a Implementação BIM nas Autarquias

29 de Janeiro de 2021 | Engenharia Civil

No passado dia 27 de janeiro, o Conselho Regional Sul do Colégio (CRC) de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros organizou o webinar "BIM nas Autarquias”, em parceria com a CT197-BIM, do IPQ.

Este seminário, que contou com 224 participantes, teve como motivação a discussão do "Guia Compreensivo para a Implementação do BIM nas Autarquias”, desenvolvido pela CT197-BIM e coordenado pelo Eng. António Aguiar Costa, Vogal do CRC de Engenharia Civil. A vasta audiência demonstra o interesse e pertinência do tema e evidencia a relevância do papel da Ordem dos Engenheiros na dinamização da Transformação Digital da indústria.

A sessão de abertura da conferência contou com a presença do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires, e do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Luís Machado.

Após uma apresentação do "Guia Compreensivo para a implementação do BIM nas Autarquias”, efetuada pelo Eng. Miguel Azenha, seguiu-se a Mesa Redonda, com moderação a cargo do Eng. António Aguiar Costa, principal dinamizador desta iniciativa, e com a honrosa participação do Eng. António Miguel Castro, Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb Urbanismo e Habitação, EM, da Eng.ª Rita Moura, Presidente do Cluster AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), e do Eng. Jorge Meneses, Presidente da APPC (Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores). Ficou demonstrada a oportunidade do tema e realçada a importância de uma transição digital progressiva, que valorize o capital o humano e ambicione por mais qualidade e melhor desempenho do ambiente construído.

O Eng. António Miguel Castro apresentou os avanços recentes no contexto da Gaiurb, assumindo a importância da progressiva digitalização dos processos e defendendo a relevância do papel das Autarquias nesta transição da indústria. Por seu lado, a Eng.ª Rita Moura deu nota do trabalho do Cluster AEC, e do recentemente criado Laboratório Colaborativo BUILTCoLAB, que têm apoiado a indústria em diversas ações de capacitação, formação, desenvolvimento e inovação. Para atingir este objetivo, é de extrema importância o Plano de Transição Digital que está a ser montado por estas duas entidades, que visa a generalização da transformação digital a toda a indústria. A este nível, foi referido o trabalho que o BUILTCoLAB tem já desenvolvido junto de algumas Autarquias para apoiar a sua digitalização, em especial no que diz respeito à implementação do BIM e do licenciamento eletrónico. Por fim, o Eng. Jorge Meneses partilhou a sua visão da indústria, realçando as oportunidades e desafios da digitalização, e defendeu a necessidade de valorizar o projeto como principal protagonista da qualidade do ambiente construído. Realçou que o BIM e a digitalização da construção obrigarão a que os projetos sejam desenvolvidos com prazos adequados e pagamentos justos.

A sessão de encerramento ficou a cargo do Coordenador do CRC de Engenharia Civil, Eng. Fernando Pinho, que nas suas palavras finais enfatizou o papel da Ordem dos Engenheiros na disseminação de uma visão digital para indústria, visão que deve ser exigente em termos de qualidade e sustentabilidade.

Veja a apresentação do "Guia Compreensivo para a implementação do BIM nas Autarquias" aqui

Gravação da sessão disponível aqui