Cascais e Oeiras acolhem comemorações do Dia Regional Sul do Engenheiro

06 de Dezembro de 2021 | Geral

O Dia Regional Sul do Engenheiro (DRE) foi celebrado a 6 e 7 de novembro. As comemorações reuniram uma vez mais, os membros da Ordem dos Engenheiros (OE) e as respetivas famílias, em diversos momentos institucionais, culturais, desportivos e lúdicos, nos Concelhos de Cascais e Oeiras.

O programa teve início no dia 6 de novembro, com três atividades culturais e lúdicas na parte da manhã, em visitas guiadas ao Oceanário, ao Museu de Arte Antiga e ao Museu dos Coches. Quase 100 Engenheiros tiveram a oportunidade de usufruir destas iniciativas.

Ao início da tarde, teve lugar, no Grande Auditório da NOVA School of Business and Economics, em Carcavelos, o momento mais institucional das celebrações - a Sessão Solene, que contou com a alargada presença de mais de 350 Engenheiros e de diversos membros dos Órgãos Nacionais e Regionais A sessão iniciou-se com a intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng.º Luis Machado, seguindo-se a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, que saudou a organização da iniciativa neste Concelho.

A primeira parte finalizou com a homenagem ao Eng.º José Domingos Vístulo de Abreu, atualmente membro conselheiro desta Associação Profissional, pelo seu percurso profissional brilhante, que marcou de forma determinante a Engenharia e a gestão, em Portugal.

Na segunda parte desta sessão decorreram as homenagens póstumas ao Eng.º Arnaldo Pêgo, tesoureiro da Região Sul, e ao Eng.º Jorge Grade Mendes, Presidente da Região Sul, no mandato 2019-2022. A Região Sul pretendeu, desta forma, homenagear os seus notáveis contributos, entrega e permanente disponibilidade para as funções associativas na Ordem dos Engenheiros.
As entregas de prémios do Concurso de Fotografia "Observar a Eficiência Energética” e do "Prémio Inovação Jovem Engenheiro - PIJE 2020” decorreram, de seguida, com a apresentação do trabalho do primeiro galardoado do PIJE2020. No final, foram entregues os Diplomas de Membro Sénior e os Diplomas de 25 anos de Inscrição na OE.

A Sessão Solene finalizou com a intervenção do Bastonário da OE, Eng.º Carlos Mineiro Aires.
A noite de sábado prosseguiu com um jantar no Forte de S. Julião da Barra, que juntou cerca de 220 Engenheiros e família, num momento de convívio e diversão num espaço único e emblemático.

As fotografias destes dias estão disponíveis nos links que se seguem: