Celebração do Ano Internacional da Luz na Região Sul: Colóquio "Aplicações Técnicas da luz em Engenharia”

01 de Julho de 2015 |

O Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, através dos seus Conselhos Regionais dos Colégios,  associou-se à iniciativa da UNESCO "2015 International Year of Light and Light-based technologies”, e está a promover um conjunto de iniciativas alusivas à luz e às suas técnicas, elementos chave em múltiplas áreas das várias especialidades da engenharia.

Neste âmbito, teve lugar no passado dia 25 de junho, no auditório da Ordem, em Lisboa, um Colóquio sobre "Aplicações Técnicas da luz em Engenharia”, organizado pelos Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engª do Ambiente,  Engª de Materiais, Engª Geográfica e Engª Química e Biológica, com transmissão direta via streaming, através do Portal da Ordem.

Após a abertura da sessão em que usaram da palavra o Presidente do CDR Sul, Eng. Carlos Mineiro Aires, e o Coordenador das celebrações do Ano Internacional da Luz e do CRC de Engenharia Química e Biológica, Eng. António Gonçalves da Silva seguiram-se cinco apresentações sobre o tema: "Microscopia: Colares de gotas que brilham noescuro” pela  Prof.ª Maria Helena Godinho (FCT-UNL); " Espectroscopia: para além do que os nossos olhos vêem” pela Prof.ª Laura Ilharco (IST-UL); "Fotogrametria e laser scanning: como modelar o Mundo através da luz” pela Prof.ª Paula Redweik (FC-UL);  "Células fotovoltaicas poliméricas” pelo Prof. Jorge Morgado (IST-UL) e "Microalgas - uma outra forma de fixar energia solar” pelo Dr. João Navalho (Necton, S.A.). As comunicações apresentadas foram objeto de debate com os presentes no colóquio.