fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Celebração do Dia Mundial do Livro

23 de Abril de 2020 | Geral


Celebra-se hoje, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Enquanto aguardamos por um "virar de página” que nos retire do confinamento atual, celebramos, de uma forma mais tecnológica, o conhecimento e a liberdade de pensamento.

Instituída pela UNESCO em 1995, esta celebração tem como missão reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população, base fundamental do processo educativo. Esta data está relacionada com três escritores icónicos: William Shakespeare (data de nascimento e morte), Miguel de Cervantes e Vladimir Nabokov (data de falecimento de ambos).

Num momento em que a promoção da cultura e a informação assumem especial relevância como soluções para ultrapassar o confinamento e as restrições físicas, mais do que nunca a liberdade de pensamento e aquisição de conhecimento assumem-se como armas fundamentais. Diversas livrarias com venda online oferecem descontos hoje e outros organismos promovem também, de forma digital, campanhas e ações de divulgação dos livros e da cultura.

A Região Sul associa-se a esta comemoração, facultando aos membros sugestões de bibliotecas online, onde é possível descarregar ou consultar, de forma gratuita, algumas das obras de grande relevância nacional e internacional:

- Project Gutenberg: Website onde é possível encontrar e descarregar alguns dos grandes clássicos internacionais, assim como alguns dos autores Portugueses mais notáveis, como Luís Vaz de Camões, Camilo de Castelo Branco ou Eça de Queiroz;

- Biblioteca Digital Camões: Pertencente ao Instituto Camões, assume-se como um repositório da cultura portuguesa, onde é possível consultar, por temas, um conjunto de textos e documentos de relevância cultural e linguística. Os temas são diversificados, como Arquitetura, Arte, Cinema, Música, entre outros;

- Projeto Adamastor: Projeto sem fins lucrativos, que resulta do trabalho de atualização permanente de voluntários, com o objetivo de divulgar o espólio literário nacional. Aqui, estão compiladas mais de 1100 obras de autores portugueses. 

Boas Leituras!

Parceiros Institucionais