Celebrações do Dia Regional Sul do Engenheiro 2022

04 de Outubro de 2022 | Geral

A edição de 2022 do Dia Regional Sul do Engenheiro decorreu nos dias 24 e 25 de setembro, em Lisboa.

Composto por momentos culturais, institucionais, lúdicos e desportivos, o programa do DRE 2022 foi cuidadamente pensado para proporcionar experiências memoráveis aos membros da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e convidados, tendo acolhido mais de 300 participantes ao longo dos dois dias.

As atividades culturais marcaram o início das comemorações, desta feita com visitas ao Museu Quake, ao Museu do Dinheiro e ao Antigo Sistema de Abastecimento de Águas de Lisboa, com um espetáculo imersivo sobre o Antigo Egipto.

O Teatro Camões foi palco da Sessão Solene, na qual os convidados foram surpreendidos com um espetáculo de luzes e efeitos visuais que precedeu a intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Luís Machado, que se dirigiu à audiência referindo a importância das sinergias entre a irreverência dos novos Engenheiros e a sabedoria dos mais experientes, nesta importante missão que é a de serviço à sociedade.

O Eng. Luís Machado agradeceu a presença de todos referindo também a importância destes encontros que promovem a união e uma face aos desafios que a classe de Engenheiros enfrenta atualmente, não deixando de referir as dificuldades sentidas no setor e as qualidades reconhecidas aos excelentes Engenheiros que Portugal forma, e que todos os dias são pioneiros e disruptivos nos seus desafios profissionais.

A Eng.ª Rita Moura, Vice-presidente do Conselho Diretivo da Região Sul fez, de seguida, uma apresentação emotiva do ilustre homenageado, o Eng.º Pedro Teixeira Duarte. O seu percurso e legado extraordinários foram assinalados numa peça que comoveu e ergueu de pé toda a plateia para aplaudir este centenário Senhor da Engenharia Nacional.

A segunda parte da Sessão Solene arrancou afinada com a atuação do Coro da Região Sul da OE e prosseguiu com a entrega dos diplomas e prémios aos vencedores do Prémio Inovação Jovem Engenheiro - PIJE 2021.

Os Membros Sénior e os Membros que celebraram 25 anos de Ordem foram seguidamente congratulados e distinguidos com os respetivos diplomas, bem como pins de prata no caso destes últimos.

A Sessão Solene terminou com a intervenção do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Fernando de Almeida Santos.

As celebrações do primeiro dia do DRE 2022 encerraram no Convento do Beato, num Jantar de Gala pleno de glamour e ainda uma atuação especial do notável Luís Represas.

Num contexto mais desportivo, o segundo dia fechou com chave de ouro no campo de Santo Estevão, onde alguns dos membros da Ordem participaram num torneio de golfe.

Paralelamente, os Engenheiros tiveram oportunidade de conviver e acelerar no Kartódromo do Montijo.

O Município das Caldas da Rainha recebeu calorosamente os participantes que elegeram participar na visita guiada ao Parque Dom Carlos I, Museu da Cerâmica e ao Hospital Termal Rainha D. Leonor, à qual se seguiu um almoço de convívio.