Centenário do nascimento do Engenheiro Manuel Rocha

LNEC e Ordem homenageiam figura incontornável da Engenharia

04 de Novembro de 2013 | Geral

No ano em que se cumpre o centenário do nascimento do Engenheiro Manuel Rocha, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) preparou um programa de comemorações, a que a Ordem dos Engenheiros (OE) se associou, e do qual se destaca a sessão evocativa e o seminário decorridos no dia 8 de outubro, no Grande Auditório do Centro de Congressos daquele Laboratório.

Nesta sessão evocativa, o Bastonário da OE, Carlos Matias Ramos, lembrou Manuel Rocha como uma "figura incontornável da engenharia portuguesa que muito deve ao seu espírito esclarecido e sempre inovador". "Recordar o Engenheiro Manuel Rocha é, não só, a consagração do reconhecimento que merece, mas, também, uma forma de impedir o seu esquecimento".
Manuel Rocha foi Diretor do LNEC entre 1954 e 1974, sendo responsável por grande parte do prestígio que o Laboratório tem em todo o mundo. Foi, ainda, Presidente da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas entre 1966 e 1970 e Bastonário da Ordem dos Engenheiros entre 1976 e 1979.

Carlos Pina, Presidente do LNEC, notou que a influência de Manuel Rocha faz-se sentir, ainda hoje, no LNEC, "uma instituição pública que serve o país, após Manuel Rocha ter tido uma vida dedicada ao serviço público”. Carlos Pina recordou a busca de Manuel Rocha pela formação e aperfeiçoamento contínuos.
Sérgio Silva Monteiro, Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, classificou Manuel Rocha como "uma pessoa de referência para o LNEC e para o País, caracterizada pelo debate construtivo de ideias". Na sua intervenção, o governante destacou o LNEC como instituição de referência no País e no exterior, transmitindo que o Governo e o País esperam que o LNEC mantenha o seu trajeto com base no rigor científico, na independência técnica e na ética profissional que o têm caracterizado ao longo da sua história. "Tal como disse o Sr. Bastonário da Ordem dos Engenheiros, há coisas que são inalienáveis, e a capacidade técnica do País é uma delas", afirmou.
Presente na cerimónia esteve, ainda, Fernando Santo, Secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça e antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros.

A Sessão Solene contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República e incluiu a outorga dos Prémios de Investigação Manuel Rocha, cuja atribuição conta desde este ano com o apoio da Ordem dos Engenheiros, e a projeção de um filme sobre a vida e a obra do homenageado, produzido pela Região Sul da OE. Esta Sessão foi, ainda, integrada pela cerimónia de lançamento de quatro livros e uma conferência especial proferida pelo Prof. Richard Goodman.

A tarde foi reservada a um Seminário subordinado ao tema "Aspetos de projeto, de construção e de exploração de barragens e obras subterrâneas", domínios a que Manuel Rocha se dedicou e para os quais tanto contribuiu.

Aceda às intervenções e às fotografias da Sessão Solene »»»