Centro Nacional de Cultura releva valor artístico e patrimonial da Sede da Ordem dos Engenheiros

30 de Janeiro de 2017 | Geral

O Centro Nacional de Cultura (CNC) visitou, durante o fim de semana, a Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, edifício correspondente à antiga Casa de Artur Prat, e conhecida como Palácio Ventura Terra.

A visita, integrada por um grupo de 20 pessoas, algumas das quais membros da Ordem, foi conduzida pela Presidente do CNC, Professora Maria Calado, e pelo Arquiteto Michel Toussaint. As boas-vindas aos visitantes esteve a cargo do Bastonário, Eng. Carlos Mineiro Aires, que fez uma breve exposição sobre as utilizações atuais do Palácio e as do "edifício novo”, que a Ordem inaugurou em 1998, e apresentou, em traços genéricos, a atividade da Ordem dos Engenheiros.

´Num terreno delimitado entre o Parque Eduardo VII e a Av. António Augusto de Aguiar, o escultor e pintor Artur Prat e a sua mulher, Clementina Prat, mandaram edificar, cerca de 1912, a sua residência, projetada pelo arquiteto Ventura Terra.
O edifício, de gosto "afrancesado", recebeu a Menção Honrosa do Prémio Valmor de 1913, "por também nelle concorrerem predicados estheticos que encarecem a belleza e harmonia de proporções do edifício" (BAIRRADA, 1988, p. 74).

(…) Em 1918, o edifício foi adquirido pela Condessa de Arrochela e, em 1935, devido aos elevados montantes de dívida bancária, a casa foi hipotecada e posta à venda em hasta pública. Foi então adquirida pela Associação dos Engenheiros Civis, que a partir de então ficou aí sediada. No ano de 1936, o decreto-lei que criou a Ordem dos Engenheiros levou a que a associação suspendesse a sua atividade, arrendado o edifício à nova Ordem, que aí instalou a sede, aproveitando não só o espaço como todo o recheio da casa. Esta instalação seria definitiva com a extinção da Associação dos Engenheiros Civis em 1956, em consequência da qual todos os seus bens, incluindo a Casa Artur Prat, foram incorporados na Ordem dos Engenheiros.’