Ciclo de Conferências: A Engenharia Geográfica - Que Futuro?

28 de Março de 2012 | Engenharia Geográfica

A Ordem dos Engenheiros, no âmbito da celebração do 75.º aniversário, promove um ciclo de conferências e debates sobre as perspetivas futuras das diversas Especialidades de Engenharia, bem como da evolução do ensino superior de engenharia para responder aos desafios que se anteveem. A Especialidade de Engenharia Geográfica organiza a Conferência: A Engenharia Geográfica: Que Futuro? no próximo dia 18 de abril, em Coimbra, na forma de painéis de debate sobre o futuro da especialidade, no mercado empresarial, na administração pública e no ensino. O debate será moderado por membros do Colégio de Especialidade.

Os conhecimentos científicos e tecnológicos foram evoluindo ao longo dos tempos. As condições de exercício profissional em 75 anos mudaram drasticamente. Das campanhas de Geodesia e Cartografia em África, grande motivação da Especialidade na primeira metade do século passado, até à incorporação da informática e das grandes novidades tecnológicas da observação da terra e do posicionamento por satélite, a Especialidade sofreu uma grande evolução.

Hoje os Engenheiros Geógrafos dominam as tecnologias de posicionamento por GNSS, de aquisição de informação por satélites de observação da terra, de levantamento por varrimento LASER, as técnicas de Mobile Mapping, os serviços baseados em posicionamento e informação geográfica, etc. … E no futuro? Quais são as utopias tecnológicas de hoje que se transformarão nas realidades de amanhã? Que novos percursos profissionais se abrirão à Especialidade?

Aceda à página do evento e inscreva-se já »»»