fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ciclo de Jantares Debate traz Ricardo Robles à Região Sul

10 de Julho de 2017 | Geral


O Engenheiro Civil Ricardo Robles, deputado municipal e candidato pelo Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa, foi o segundo convidado do ciclo de jantares debate que a Região Sul está a promover, com o objetivo de dar a conhecer aos seus membros as propostas dos principais candidatos às eleições autárquicas de Lisboa.

A sessão, conduzida pelo Presidente em Exercício, Eng. Jorge Grade Mendes, incidiu sobre três temas específicos, de interesse para a comunidade de Engenheiros da Cidade de Lisboa - Mobilidade, Reabilitação Urbana e Projetos relevantes para a cidade de Lisboa.

Sobre o tema da Mobilidade, Ricardo Robles, referiu a importância de trabalhar no melhoramento da Rede de Transportes Públicos em Lisboa, aliada à construção de Parques dissuasores nas principais zonas de acesso à cidade.
Foi ainda abordada a questão do estacionamento para os moradores, que atualmente convivem com enormes dificuldades em estacionar os seus veículos, em vias ocupadas em horário laboral, por profissionais que trazem diariamente os seus carros para dentro da cidade. 
Ricardo Robles, referiu que o BE é a favor da Municipalização da Carris, e que é necessário um trabalho de recuperação dos mais de 60 milhões de passageiros perdidos nos últimos anos, entre a carris e o metro. Relativamente ao prolongamento da linha de metro defendida pelo atual executivo, o candidato refere que se trata de um erro, que não resolve o problema da entrada de veículos na cidade de Lisboa, apostando em alternativa no melhoramento da rede de metro que considera fundamental, para servir os cerca de 100 mil habitantes da zona ocidental da cidade que não têm transportes funcionais.

Sobre a questão da Reabilitação e Rejuvenescimento Urbano, o candidato refere a importância da Câmara, como entidade de licencia a edificação e a reabilitação urbana e a sua responsabilização na forma como lidou com a política de arrendamento / alojamento local, responsabilizando também a Câmara pela escala de preços da habitação na cidade.
Ricardo Robles acredita que o programa de habitação, promovido pelo atual executivo não resolve esta questão, embora lhe reconheça valor, devendo para isso apostar-se numa estratégia de larga escala, obrigando assim o mercado a rever preços e ajustar valores.

Outros dos temas discutidos foi a solução para o Aeroporto de Lisboa. O candidato considera a opção Portela /Montijo como a mais viável, tendo em conta as limitações orçamentais do País.

Por último, Ricardo Robles falou ainda sobre o tema da Drenagem em Lisboa, que considera de extrema importância e fundamental resolver, para o pleno funcionamento da cidade.

O debate terminou com uma sessão de perguntas e respostas, na qual todos os participantes tiveram oportunidade de colocar questões, relacionadas com os temas em debate.

Parceiros Institucionais