Colégio de Engenharia Geográfica promoveu Formação de PostGIS e QGIS na preparação para homologação de bases de dados RECART

02 de Fevereiro de 2022 | Engenharia Geográfica

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica organizou, entre os dias 10 e 19 de janeiro, em parceria com a empresa Natural GIS - Sistemas de informação Geográfica, uma formação sobre o uso do software SIG Open Source PostGIS e QGIS na preparação para homologação de bases de dados RECART aplicadas às normas e especificações técnicas de Cartografia Topográfica da Direção Geral do Território (https://www.dgterritorio.gov.pt/Publicadas-novas-normas-e-especificacoes-tecnicas-para-cartografia-topografica).

Esta formação teve por objetivo facultar conhecimentos sobre o uso de bases de dados relacionais no contexto geográfico, assim como metodologias de importação, exportação e manuseamento dos dados em contexto desktop SIG, ambos com recurso exclusivo a software Open Source (PostgreSQL/PostGIS e QGIS). A aprendizagem foi contextualizada nas novas normas de produção cartográfica, assim como as normas em discussão para nova geração de Planos Diretores Municipais.

Esta iniciativa contou com a participação de 27 formandos, na sua maioria membros da Ordem dos Engenheiros.