Colégio Regional Sul de Engenharia Química e Biológica promove colóquio dedicado à temática da Reindustrialização na Indústria Química e Biológica

O evento contou com a participação especial do Engº Luís Mira Amaral

13 de Abril de 2015 |

A sessão decorreu no passado de 8 de abril e teve início com a intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Carlos Mineiro Aires, e do Coordenador do CRC de Engenharia Química e Biológica da região Sul, Engº António Gonçalves da Silva, e contou com um ilustre painel de convidados, representantes das mais destacadas entidades do domínio académico, associativo e empresarial.

O Engº Mira Amaral introduziu o tema da reindustrialização no contexto económico europeu e mundial, referindo as principais estratégias, tendências, desafios e oportunidades, e, nomeadamente,  dificuldades e desafios que a Europa enfrenta.

Debateram-se de seguida três componentes chave da reindustrialização: o financiamento , tema abordado pelo Dr. André Oliveira Ferreira, Incentives Solutions Senior Manager  da consultora PWC,  os recursos humanos qualificados em engenharia química e biológica, área abordada pelo Prof. Francisco Lemos, presidente do Departamento de Engª Química do IST, e o conhecimento – investigação e desenvolvimento em engenharia Química e Biológica, tratado pelo professor João Carlos Bordado do IST.

Seguiu-se uma análise dos desafios e perspetivas da industria química portuguesa, a cargo do Engº Luís Araújo, presidente do Colégio Nacional de Engenharia Química da OE e Diretor Geral da APEQ (Associação Portuguesa de Empresas Químicas).

O colóquio terminou com uma mesa redonda, moderada pelo Eng. José Amaro Nunes, vogal do CRC e secretário Geral da AIPQR (Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação) , que contou com a participação de quatro das maiores empresas do setor químico e biológico:  a CUF, representada pelo Engº Almeida Santos, a Galp Energia pelo Engº Gonçalo Caeiro, a  Hovione pelo Engº Filipe Vicente  e a Portucel-Soporcel  pelo Engº Adriano Silveira. Foram-nos dados por estes oradores testemunhos da forma como estas empresas têm conseguido singrar e crescer no mercado, ultrapassando positivamente conjunturas menos favoráveis, enfrentando com sucesso a concorrência nacional e internacional, e afirmando-se como exemplos de sucesso. Foram igualmente discutidas algumas perspectivas de desenvolvimento e investimento.