Comunicado | Ordem dos Engenheiros esclarece que suspeito de ateamento de fogos não é engenheiro

21 de Julho de 2021 | Geral

Na sequência das notícias que têm vindo a ser transmitidas pelos órgãos de comunicação social nos últimos dias e que respeitam à detenção de um suspeito de ateamento de fogos florestais na região centro do país, vem a Ordem dos Engenheiros (OE) esclarecer que, ao contrário do que tem sido veiculado, o cidadão referido, de nome Nelson Afonso, não é engenheiro, porquanto não se encontra inscrito nesta Associação Profissional.

A este propósito, cumpre-nos informar que a atribuição do título profissional de engenheiro em Portugal é uma competência exclusiva da Ordem dos Engenheiros, por delegação do Estado, que se encontra materializada no seu Estatuto, aprovado pelo decreto-lei n.º 119/92, de 30 de junho, alterado e republicado pela Lei n.º 123/2015, de 2 de setembro, e que apenas aqueles profissionais que estão inscritos na OE são engenheiros.

Como tal, e considerando que o jornalismo é uma profissão norteada por princípios de ética e por um código deontológico, a OE entende que os meios de comunicação que associaram o título profissional de engenheiro ao cidadão em causa, encontram-se obrigados, à luz dos princípios mencionados, a desfazer o erro, atribuindo a esta informação idêntico destaque às notícias anteriormente difundidas.