Condições de Estabilidade das Encostas de Santarém

05 de Março de 2015 | Geral

No seguimento da sessão realizada em julho de 2013 sobre as condições de estabilidade das encostas de Santarém, a Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros, com a colaboração da Câmara Municipal de Santarém, promoveu no passado dia 26 de fevereiro, a realização de uma Noite Temática subordinada ao tema "Condições de Estabilidade das Encostas de Santarém”.
Esta palestra teve como principal orador o Eng.º Francisco Salgado, chefe do Núcleo de Geotecnia Urbana e de Transportes do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), cuja intervenção incidiu sobre as situações de instabilidade das encostas de Santarém ocorridas desde 1862, e a colaboração prestada pelo LNEC desde 1952, quer na elaboração de estudos que serviram de base ao Projeto Global de Estabilização das Encostas de Santarém (PGEES), quer na avaliação daquele projeto, apresentação de propostas de intervenção, execução de peritagens e monitorização das encostas.
Foi apresentado um resumo histórico das instabilidades ocorridas e suas consequências, a última das quais aconteceu no dia 16 de agosto de 2014, na sequência de um grande escorregamento na encosta de Santa Margarida, do qual resultou a interdição de circulação na Estrada Nacional 114, situação que se mantém até à presente data e que tornou esta encosta como carecendo de atuação prioritária.
A intervenção do Eng.º Francisco Salgado integrou, ainda, a ilustração das situações de instabilidade mais críticas, quer nas encostas, quer nas muralhas, as medidas preventivas já aplicadas, as soluções técnicas preconizadas no PGEES e as medidas de ação imediata que o LNEC considera recomendável implementar enquanto não forem executadas as obras de reforço mais importantes (desalojamento imediato das zonas mais críticas; manutenção da interdição da EN 114; definição e ativação de zonas de demolição, manutenção, reposição e construção de sistemas de drenagem eficientes; manutenção e reforço de muros e equipamentos; desmatação e irradicação de infestantes; implementação de sistemas de monitorização nas encostas não instrumentadas).
A palestra contemplou, ainda, as intervenções do Sr. Presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Carlos Mineiro Aires, e do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Dr. Ricardo Gonçalves.
No final da sessão houve lugar a um debate, com a participação significativa dos presentes.
A Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros agradece a disponibilidade e colaboração do Eng.º Francisco Salgado, pela sua relevante intervenção neste evento.