fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Conferência Gás Natural Liquefeito: Mercados, Tendências e Papel na Descarbonização e Visita Técnica ao Terminal de Sines

02 de Dezembro de 2019 | Engenharia Mecânica


No dia 18 de novembro decorreu, no auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, promovida pelo Colégio de Engenharia Mecânica da Região Sul, a conferência "Gás Natural Liquefeito: Mercados, Tendências e Papel na Descarbonização”. 

A abertura foi efetuada pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires. Seguiu-se uma apresentação do Eng. Valter Diniz, responsável pela Direção de Gestão do Sistema de Gás Natural na REN-Gasodutos, sobre a atual situação do mercado de GNL em Portugal e na Península Ibérica, logística de armazenamento e transporte e perspetivas futuras. Em seguida, o Eng. Paulo Mestre, responsável pelo Terminal de Gás Natural Liquefeito de Sines, apresentou as principais caraterísticas e objetivo da instalação. Após um período de questões, o Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Jorge Grade Mendes, encerrou a sessão. 
Na conferência estiveram presentes cerca de 50 colegas de vários colégios e especializações.

Na sequência desta conferência, realizou-se no dia 25 de novembro a visita técnica ao Terminal de Gás Natural Liquefeito de Sines, que contou com a participação de 21 membros, maioritariamente pertencentes ao Colégio de Engenharia Mecânica. Os participantes foram recebidos pelo Eng. Paulo Mestre que, depois da explicação do princípio de funcionamento da instalação, acompanhou a comitiva à sala de controle, área de processo e cais de acostagem. O terminal tem uma capacidade efetiva de armazenagem de 390 000m3, um caudal de descarga de 10 000m3/h, uma capacidade máxima de emissão para a rede de transporte de 1 350 000m3(n)/h e uma capacidade de carga de cisternas 36/dia. No cais de acostagem foi possível ver um metaneiro de pavilhão Norueguês que acabara de descarregar a carga. O terminal bateu este ano o record de 70 descargas de navios.


Parceiros Institucionais