Conferência “Novo Regime Aplicável à Reabilitação de Edifícios ou Frações Autónomas (Aprovado pelo DL 95/2019, de 18 de julho)”

27 de Dezembro de 2019 | Geral, Engenharia Civil

Decorreu no passado dia 27 de novembro no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE), em Lisboa, a conferência "Novo Regime Aplicável à Reabilitação de Edifícios ou Frações Autónomas (Aprovado pelo DL 95/2019)”, organizada pelo Conselho Regional do Colégio (CRC) de Engenharia Civil da Região Sul da OE e o Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil da OE.

A conferência iniciou-se com a intervenção da Sra. Secretária de Estado da Habitação, Arqª. Ana Pinho, que fez um enquadramento geral do processo que conduziu à publicação do DL 95/2019. Seguiu-se a intervenção do Sr. Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires, que referiu a importância e a oportunidade desta Conferência no âmbito dos trabalhos de reabilitação urbana em curso no País. A terminar a sessão de abertura, o Coordenador do CRC de Engenharia Civil da Região Sul, Eng. Fernando F. S. Pinho, apresentou o programa geral da Conferência.

Nas duas sessões principais do evento participaram os seguintes membros da Equipa do Projeto "Reabilitar como Regra”, incluindo o seu Coordenador, Eng. Raimundo Mendes da Silva, Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da FCT UC, que apresentaram as novas regras constantes do DL 95/2019 (no âmbito das respetivas especialidades): Engª. Catarina Mouraz, Adjunta do Gabinete da Secretária de Estado da Habitação (RGEU e Acessibilidades); Eng. Carlos Pina dos Santos, Investigador Principal do LNEC (Comportamento Térmico e Eficiência Energética); Eng. Jorge Patrício, Investigador Principal com Agregação do LNEC (Comportamento Acústico); Eng. António Leça Coelho, Investigador Principal com Habilitação do LNEC (Segurança Contra Incêndios) e Eng. João Azevedo, Professor Catedrático do IST e Presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (Reabilitação Sismo-Resistente. Eurocódigos Estruturais).

As duas sessões foram moderadas, respetivamente, pelo Eng. Raimundo Mendes da Silva e pela Vogal do CRC de Engenharia Civil da Região Sul, Engª. Carla Marchão.

Na sessão de encerramento intervieram o Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil da OE, Eng. Luís Machado, que fez uma síntese das intervenções; o Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE, Eng. Jorge Grade Mendes, que destacou a atualidade desta Conferência no âmbito das atividades da Região Sul e, por fim, o Eng. Fernando F. S. Pinho, que agradeceu a todos os Oradores as excelentes intervenções.

A importância e pertinência da iniciativa ficaram demonstradas por se ter esgotado a capacidade do auditório poucos dias após a abertura das inscrições, e, depois, por aquele permanecer cheio até ao final da Conferência.

Consulte aqui as apresentações: