Conferência “Observatório do Setor dos Resíduos em Portugal – 1º Edição”

17 de Dezembro de 2014 |

No passado dia 16 de dezembro, o Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, foi o palco da Conferência de Apresentação dos resultados preliminares do estudo "Observatório do Setor dos Resíduos Portugal" - 1ª Edição. A sessão foi aberta pelo Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE, Eng. Carlos Mineiro Aires, deu as boas-vindas aos participantes presentes passando a palavra à coordenadora técnico-científica do estudo, Engª Dulce Álvaro.

Em linhas gerais, o desenvolvimento deste Observatório por parte da PremiValor Consulting, permitiu obter um conhecimento mais alargado e transversal do setor, bem como o seu enquadramento económico e legal. A conferência contou com a participação de personalidades de destaque no setor dos resíduos, onde se inclui o Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Paulo Lemos, e três ex-Secretários de Estado: Dr. Carlos Lobo, Dr. José Eduardo Martins e o Dr. Pedro Afonso Paulo.

As principais conclusões a reter das intervenções dos diferentes oradores, foram essencialmente a necessidade de transição para uma economia circular e a importância da reforma da fiscalidade verde. No âmbito da discussão da legislação da fiscalidade verde, ainda está a ser avaliado o impacto da Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) e os moldes como esta é indutora dos comportamentos que se pretendem para os diversos agentes económicos. Outro aspeto premente que resultou de diferentes intervenções na conferência foi a necessidade de implementação de guias eletrónicas de acompanhamento dos resíduos.

Apresentações dos oradores: