Conferência: Reabilitação urbana sem segurança sísmica?

28 de Abril de 2015 | Geral

A Conferência Reabilitação urbana sem segurança sísmica? que se irá realizar no dia 14 de Maio de 2015 no Auditório do LNEC (Lisboa), tem uma organização conjunta da Ordem dos Arquitetos, da Ordem dos Engenheiros, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica.

Esta realiza-se num momento em que para o país se reconhece, com elevado nível de consenso, a grande importância da Reabilitação Urbana como meio de desenvolvimento das Cidades e da dinamização da Economia. Interessa assim, igualmente encarar e debater que ações podem sustentar estratégias de melhoria da resiliência sísmica, analisando se as questões de segurança estrutural do edificado se devem ou não sobrepor às preocupações atualmente prevalentes de: conforto; de imagem; de retorno económico rápido; de entendimento da Reabilitação como construção nova e, de não alarme da população.

Juntam-se assim as diferentes entidades que atuam na sensibilização para o problema da segurança sísmica, numa apresentação de pontos de vista que irá enriquecer o debate alargado no final da sessão com a realização de uma Mesa Redonda.

Pretende-se um diálogo aberto, encarando dificuldades no tratamento deste assunto, mas assumindo que o fornecimento de informação, o debate de soluções técnicas e de ideias a integrar na regulamentação envolvendo a reabilitação urbana, poderá não só favorecer um processo de intervenção com maior consciência social, mas também preservar melhor o legado cultural que nos resta nas nossas cidades e sobretudo a segurança das pessoas e bens.

Para mais informações e inscrições »»»