Conselho Diretivo anuncia resultados do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2019

17 de Abril de 2020 | Geral

O Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Sul acaba de proceder à divulgação pública dos resultados da 29ª edição do Prémio Inovação Jovem Engenheiro.

Desde 1990, esta iniciativa tem galardoado trabalhos elaborados por licenciados em engenharia com menos de 35 anos, que se destaquem, entre outros critérios, pela originalidade/carácter inovador, aplicabilidade/utilidade prática e mérito técnico-científico. Tendo como foco principal a dinamização da capacidade inovadora dos jovens engenheiros, contempla no seu regulamento um primeiro prémio no valor de 10 000 euros.

De entre as treze candidaturas admitidas a concurso, o Júri, presidido pelo Engenheiro Francisco Sanchez e composto por diversas personalidades de relevo na área da engenharia, deliberou atribuir, com a aprovação do Conselho Diretivo da Região Sul, um Primeiro Prémio, dois Segundos Prémios (ex aequo) e duas Menções Honrosas.

A entrega destes prémios – num total de 17 500 euros – estava inicialmente prevista para a Sessão Solene do Dia Regional do Engenheiro 2020, em maio, entretanto cancelada por causa da atual situação epidemiológica. A nova data será anunciada oportunamente.

Trabalhos premiados

Primeiro Prémio: Atribuído ao trabalho intitulado Metodologia numérica integrada para a previsão e mitigação de vibrações e ruído re-rediado induzidos por tráfego ferroviário, da autoria de Aires Manuel Silva Colaço, membro efetivo da Região Centro, agregado ao Colégio de Engenharia Civil, com o número 85476.

Segundo Prémio (ex aequo): Atribuído ao trabalho com o título Definição de uma metodologia para a avaliação sísmica de monumentos complexos de alvenaria, da autoria de Maria Madalena Ponte, membro efetivo da Região Sul, agregado ao Colégio de Engenharia Civil, com o número 80628.

Segundo Prémio (ex aequo): Atribuído ao trabalho intitulado Desenvolvimento de um Processo de Pultrusão de Fibras Descontínuas para Produção de Granulados LFT, da autoria de Francisco da Cunha Saraiva, membro efetivo da Região Sul, agregado ao Colégio de Engenharia Mecânica, com o número 80069.

Foram ainda atribuídas duas Menções Honrosas:
- Ao trabalho com o título Análise de Imagens por inteligência artificial para medições angulares em túneis de vento, da autoria de José Pedro de Sousa Ferreira, membro estagiário da Região Sul, agregado ao Colégio de Engenharia Mecânica, com o número 80829;
- Ao trabalho intitulado Conversão de plataformas petrolíferas fixas em parques eólicos em ambiente oceânico, da coautoria de Ana Margarida Luís de Sousa e Tiago Pinto Ribeiro, membros efetivos da Região Sul, agregados aos colégios de Engenharia Civil e de Mecânica, com os números 60390 e 59015, respetivamente.