fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Conversas à Volta do Vinho - Vinhos da Herdade do Cebolal

20 de Dezembro de 2019 | Engenharia Agronómica





O Conselho Regional do Colégio de Engenharia Agronómica da Região Sul levou a efeito, no passado dia 29 de novembro, mais uma edição das já tradicionais "Conversas à Volta do Vinho". Desta vez, a sessão foi dedicada aos vinhos do Litoral Alentejano, tendo como convidado o enólogo da Herdade do Cebolal, Luís Mota Capitão.

Em mais uma atividade com lotação esgotada, os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor os vinhos oriundos do Litoral Alentejano, no caso concreto produzidos na Herdade do Cebolal (Santiago de Cacém), uma exploração vitivinícola de características familiares integrada nesta região, a curta distância do Oceano Atlântico, proximidade esta que muito influencia o clima da zona e que expressa nos vinhos aqui produzidos.

Na apresentação que realizou, o enólogo salientou precisamente ser este o aspecto determinante em todas as fases do processo de produção e fabrico do vinho na Herdade do Cebolal: utilização das técnicas e práticas culturais e tecnologias de adega, de certa forma minimalistas relativamente a utilização de inputs externos, por forma a permitir ao vinho expressar as características da zona (terroir). 

Uma trajetória virada para a produção de vinhos diferentes, mais genuínos e com maior autenticidade.

Este desígnio exige um conhecimento aprofundado das caraterísticas do solo de cada parcela e do clima da região e a escolha das castas para conseguir criar o vinho idealizado, passando pelas técnicas de plantação, de tratamento da vinha, de rega, de vindima tradicional ou mecânica, da avaliação da uva (açúcar e acidez), do engaço, fermentação e filtragem a que este néctar é sujeito. Passando ainda pelas fases de envelhecimento em barricas de carvalho, para posterior engarrafamento e possível envelhecimento em garrafa.

Na prova que se seguiu, muito animada com interação dos participantes, foram provados vinhos brancos e tintos da Herdade do Cebolal, os quais foram sendo previamente apresentados pelo enólogo, que ia chamando a atenção para as diferentes características de cada um. 

Particularmente interessante na prova de vinhos tintos a degustação de 2 vinhos com idêntica composição de castas, mas produzidos em parcelas diferentes da propriedade, uma com solos calcários e a outra com solos de xisto, das quais resultaram 2 vinhos muito diferentes como se pode constatar.

Um final de tarde agradável e proveitoso pela partilha de informação e conhecimento.

Parceiros Institucionais