Conversas do Final do Mês: Risco de Cheia e Erosão do Litoral na Zona da Ria

Aveiro, 8 de Março

04 de Março de 2014 | Geral

Integradas no evento mensal das "Conversas ao Final do Mês”, realizar-se-á, no próximo dia 8 de Março, pelas 15:00, na sede da Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros, nova sessão subordinada ao tema "Risco de Cheia e Erosão do Litoral na Zona da Ria”.

A segunda sessão (dia 8 de março de 2014) tem como objetivo apresentar novas medidas de adaptação para os desafios da erosão costeira e subida do nível do mar na zona da Ria de Aveiro.
Trazendo a experiência da Holanda e Dinamarca e também da própria opinião dos Portugueses obtida através do projeto de participação "Change", será possível trazer para a discussão novas possibilidades técnicas e de processo para encontrar as melhores soluções para este território, num cenário de Alterações Climáticas.
 No âmbito do projeto de investigação BASE (www.base-adapt.eu), este evento complementa a tertúlia de dia 8 de fevereiro na Delegação de Aveiro da Ordem dos Engenheiros e precede um dia inteiro de trabalho participativo com data a definir em que será utilizada uma técnica Dinamarquesa para escolher qual o caminho a seguir para o futuro das praias da Barra, Costa Nova, Vagueira, Areão e zonas inundáveis interiores das Gafanhas da Nazaré, Encarnação, do Carmo e Boa Hora.

Programa "Risco de Cheia e Erosão do Litoral na Zona da Ria”
Sessão do dia 8 de março de 2014:

• 14:45h – 15:00h: Acolhimento
  • 15:00h – 15:30h: Luísa Schmidt e Ana Delicado, ICS Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - Projecto CHANGE, Principais resultados das sessões de participação da Gafanha da Nazaré.
  • 15:30h – 16:00h: Ad Jeuken, Deltares (Holanda) - Medidas de Adaptação à Erosão Costeira e Subida do Nível do Mar na Holanda.
  • 16:00h – 16:15h: Coffee-Break
  • 16:15h – 16:45h: André Vizinho e Inês Campos, CCIAM – Centre for Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling, Universidade de Lisboa - Planear a Adaptação entre Barra e Areão – uma proposta baseada nas experiências Dinamarquesa e Holandesa.
  • 16:45h – 17:30h: Debate

Entrada livre!