CRC de Engenharia de Materiais promoveu o segundo webinar de um ciclo dedicado aos Materiais Compósitos

20 de Janeiro de 2023 | Engenharia de Materiais

O Concelho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais organizou no dia 17 de janeiro, entre as 18h00 e as 19h00, o webinar "Materiais Compósitos de Fibra-Polímero para Aplicações da Engenharia Civil: Tipologias, Propriedades e Aplicações”.

Sendo um tema de interesse geral, o evento contou com a participação de 80 Engenheiros de várias especialidades.

Este webinar, o segundo do Ciclo de Conferências sobre Materiais Compósitos, teve como objetivo abordar a aplicação dos materiais compósitos na Engenharia Civil, destacando as principais tipologias de produtos em compósitos de fibra-polímero para aplicações em estruturais (varões, laminados e mantas, perfis e painéis sanduíche). Para cada tipo de produto foram apresentadas as principais propriedades, alguns exemplos de aplicação e a regulamentação aplicável. Na parte final desta sessão discutiram-se ainda os aspetos críticos para o desenvolvimento de materiais compósitos de fibra-polímero para aplicações da Engenharia Civil, não esquecendo a questão da sustentabilidade.

O orador convidado foi o Professor Doutor João Ramôa Correia, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECivil) do IST - Instituto Superior Técnico e investigador no CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability, onde coordena um grupo CORE que se tem especializado em materiais compósitos de polímero reforçado com fibras para aplicações da Engenharia Civil.

A abertura esteve a cargo do Eng. Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, a moderação efetuada pela Eng.ª Ana Paula Duarte e o encerramento foi feito pelo Eng. Luís Pereira, respetivamente Vogal e Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais.

Consulte aqui a apresentação e assista à gravação da sessão aqui