CRC de Engenharia de Materiais promoveu o terceiro e último webinar do ciclo dedicado aos Materiais Compósitos

12 de Junho de 2023 | Geral, Engenharia de Materiais

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais realizou, no dia 30 de maio, via plataforma Zoom, o webinar "Materiais Compósitos em aplicações de alto desempenho - desporto motorizado”.

No âmbito deste terceiro webinar, inserido no ciclo de Conferências sobre Materiais Compósitos, foi abordada a aplicação dos Materiais Compósitos em aplicações de alto desempenho, designadamente no desporto motorizado, desde o design, ao produto final. Foram analisados, em detalhe, vários casos de estudo onde o orador convidado justificou a escolha da tecnologia e do processo aplicado, face aos requisitos e constrangimentos inerentes à produção de cada uma das peças em análise. Na última parte da sessão, discutiram-se ainda os aspetos críticos para a seleção dos materiais compósitos para este tipo de aplicação onde, além do baixo peso e das boas propriedades mecânicas, a questão da sustentabilidade é cada vez mais um fator a considerar.

O orador convidado foi o Eng. João Luís, Engenheiro Aeroespacial do IST e sócio-fundador da empresa Virtus Composites, Lda. João Luís iniciou a sua carreira no desenvolvimento de processos e implementação de novas tecnologias na fábrica de estruturas em compósitos da Embraer Portugal, SA, envolvendo-se posteriormente na área de desenvolvimento de negócio, nomeadamente estratégia de negócio e novos clientes. Depois de quase seis anos na indústria aeronáutica, criou a sua empresa, a Virtus Composites, Lda, que desenvolve atividade na área da manufatura de produtos em materiais compósitos, destacando-se no mercado do desporto motorizado.

A abertura desta sessão esteve a cargo do Eng. Luís Pereira, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais, enquanto que a moderação do debate e encerramento foram da responsabilidade da Eng.ª Ana Paula Duarte, Vogal do mesmo colégio.

Assista à gravação da sessão aqui