fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

CRC de Engenharia Eletrotécnica inicia ciclo de sessões técnicas dedicado à Eficiência Energética

20 de Janeiro de 2023 |




O Conselho Regional Sul do Colégio (CRC) de Engenharia Eletrotécnica promoveu a primeira sessão do Ciclo Eficiência Energética, sob o mote "Sistemas de Monitorização e Gestão de Energia”, no dia 16 de janeiro.  

Este Ciclo compreende um conjunto de Sessões Técnicas que vão decorrer ao longo do ano e não poderia estar mais enquadrado, tendo a Ordem dos Engenheiros designado 2023 como o "Ano OE Energia e Clima”.

A abrir a sessão, o Eng. Luís Machado, Presidente da Região Sul, contextualizou a importância do tema e dos desafios que se colocam às empresas atualmente, bem como o contributo espectável da OE.
Como moderador, o Eng.º Carlos Pelicano, Vogal do CRC de Engenharia Eletrotécnica, lançou a discussão acerca do plano energético atual e a importância da implementação de planos de ação nas empresas para reduzir as emissões de CO2, com vista a alcançar um futuro mais sustentável.
Especialista na área da Eficiência Energética, o Eng.º Luis Hagatong fez uma exposição brilhante, tendo abordado casos concretos e tópicos como o Campo de Aplicação, Métodos e Frequência de Medição de Dados, Escolha de Equipamentos, Tratamento e Análise de Dados. Foram também explorados todos os domínios e as diferentes camadas, desde o equipamento de campo, os concentradores e a comunicação via bus dedicados ou abertos, até aos Sistemas de Monitorização e Controlo, sejam eles proprietários ou residentes na "cloud".

Dada a transversalidade do tema, o convite foi estendido a vários Colégios, o que contribuiu para o sucesso desta iniciativa, que contou com mais de 250 participantes.

Agradecendo a participação de todos, o CRC de Engenharia Eletrotécnica convida para a próxima sessão do Ciclo Eficiência Energética sobre "Transição Energética: Comunidades de Energia Renovável”, que vai realizar-se dia 13 de fevereiro, às 18h.

Consulte a apresentação do orador aqui.

Assista à gravação da sessão aqui.

Parceiros Institucionais