Curso de Fundamentos BIM

31 de Julho de 2023 | Geral

No âmbito do seu programa de formação contínua, a Ordem dos Engenheiros – Região Sul apoia o curso de Fundamentos BIM, organizado pela TecMinho, destinado a aprofundar os conhecimentos e o trabalho colaborativo dos profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção, que decorre simultaneamente na OERN e na OERS.
Esta formação tem início a 7 de outubro, término a 4 de novembro, sendo composto por uma parte síncrona e outra assíncrona, em sistema híbrido.

O curso Fundamentos BIM pretende transmitir os conhecimentos relativos aos dois primeiros pilares do conhecimento BIM da building SMART internacional relativos ao programa de certificação "Foundation” (Conhecimento e Compreensão).

Com esta formação, os formandos serão capazes de identificar e compreender todos os conceitos e normas relativas ao openBIM e ao trabalho colaborativo.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO:

O curso será lecionado em parte síncrona (blocos 1 e 5), com uma sessão presencial e outra online, e parte assíncrona (blocos 2, 3 e 4) em que os formandos terão acesso ao material através da plataforma de e-learning do curso.
Os formandos serão avaliados através de um teste escrito no final do curso.

Carga horária
16 horas de formação teórica
4 horas de formação prática demonstrativa

PROGRAMA:

Sessão 1 (7 out - 09h-13h - Lisboa - Auditório da Ordem dos Engenheiros - Região Sul)
Apresentação e introdução ao BIM
Modelação paramétrica e projeto digital

Sessão 2 (7-13 out - Assíncrono)
Interoperabilidade

Sessão 3 (14-20 out - Assíncrono)
Aplicação prática de conceitos -objetos, PDTs, georeferênciação,classicação, IFCs BCFs, IDS

Sessão 4 (21-27 out - Assíncrono)