fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Curso de Prova de vinhos no Restaurante da Região Sul

04 de Fevereiro de 2016 |


Pela primeira vez, o Conselho Nacional e o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica promoveram, em conjunto com a Real Associação de Lisboa, um Curso de Prova de Vinhos, lecionado pelo Prof. Virgílio Loureiro, que culminou com um jantar vínico. 

A primeira sessão, que esgotou em 24horas, teve lugar no dia 27 de janeiro e, de imediato e para fazer face ao interesse dos membros em lista de espera, foi marcada uma segunda sessão, que teve lugar no dia 2 de fevereiro. 

Os cursos tiveram inicio pelas 18h00, com uma explicação dos objetivos da prova clássica de vinhos e respetivos critérios. Depois de abordar as temáticas da análise sensorial e do sistema olfativo, o professor Virgílio Loureiro apresentou uma ficha de prova e desafiou os presentes a provarem, às cegas e de acordo com os ensinamentos, dois vinhos brancos e dois vinhos tintos finalizando com um branco muito especial. 

Depois do curso teve lugar um jantar com uma ementa escolhida propositadamente para acompanhar seis vinhos diferentes, entre espumante, brancos, rosé e tinto. 

A finalizar este convívio, um tradicional leite creme queimado no momento fez-se acompanhar por um moscatel de Setúbal. 

De registar, com muito agrado, que o jantar do dia 27 contou com a presença de Dom Duarte de Bragança.

Parceiros Institucionais