Curso para Habilitação da Atividade Profissional de Engenharia Civil em Portugal e Espanha

09 de Abril de 2015 | Geral, Engenharia Civil

A Ordem dos Engenheiros de Portugal (OE) e o Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos de Espanha (CICCP) assinaram, em 2011, um protocolo que estabelece o reconhecimento mútuo entre ambas as Associações. Este acordo visa facilitar o processo de reconhecimento profissional e com isto viabilizar o intercâmbio dos profissionais de Engenharia na Península Ibérica.

Dadas as diferenças curriculares existentes nas formações superiores em Engenharia Civil entre Portugal e Espanha, as instituições acordaram a realização de um curso de formação com vista à uniformização das competências adquiridas.

O curso promovido pela OE, em Portugal e dirigido aos membros do CICCP que pretendam desenvolver a sua atividade no nosso País, será integrado por ações de formação específica em Edificações (30 horas), em Legislação da Construção (10 horas) e em Ética e Deontologia Profissional (10 horas), podendo esta última ser dispensada para candidatos que possuam mais de cinco anos de atividade profissional.
Os membros do CICCP deverão efetuar a sua matrícula junto da sua Associação Profissional, em Espanha (CICCP), com exceção daqueles que já se encontrem inscritos na OE, devendo, nesse caso, efetivar a sua inscrição junto da OE.

Por seu turno, os engenheiros portugueses que pretendam ingressar no mercado espanhol, deverão frequentar o curso desenvolvido pelo CICCP, em Espanha, sendo a sua composição constituída por ações de formação em Legislação Espanhola (10 horas), Engenharia Energética (30 horas) e em Ética e Deontologia Professional (10 horas), encontrando-se, de igual modo, dispensados os engenheiros que tenham mais de cinco anos de experiência profissional.
Os membros da OE deverão efetuar a sua matrícula junto da sua Associação Profissional, em Portugal (OE), exceto se já forem Membros do CICCP, devendo, nesse caso, proceder à sua inscrição no CICCP.

A realização dos cursos está sujeita à inscrição de um mínimo de dez candidatos.

Curso Promovido pela OE
(dirigido a profissionais espanhóis)

- Consulte o Programa Curricular e Composição do Corpo Docente
- Consulte as Condições de Inscrição e Informações Complementares