Curso: Transformação de Coordenadas para o Sistema ETRS89/PT-TM06

20 de Agosto de 2012 | Geral, Engenharia Geográfica

Enquadramento

Os países europeus adotaram, de uma forma geral, o datum ETRS89. No caso de Portugal Continental foi estabelecida uma nova projeção cartográfica das coordenadas geográficas desse datum, dando origem ao sistema ETRS89/PT-TM06, que substitui os sistemas de coordenadas anteriores utilizados na Topografia e na Cartografia. Muitos utilizadores que trabalham com informação georreferenciada, nas diversas áreas de Engenharia e outras, deparam-se com dificuldades na adaptação a este novo sistema, nomeadamente nos processos de transformação de coordenadas. Existem atualmente métodos de transformação baseados em grelhas de interpolação, que não são do conhecimento da generalidade dos utilizadores, e que são implementados em software "open-source” muito eficiente para a transformação de ficheiros vetoriais e raster de informação geográfica.

Objetivos Gerais

No fim do curso os formandos deverão conhecer bem as características do sistema de coordenadas ETRS89/PTTM06, entender os processos de transformação dos sistemas anteriores para este, bem como deverão aplicar essas transformações em software de uso geral.

Objetivos Específicos

Pretende-se que os formandos dominem programas baseados nas bibliotecas "open-source" PROJ.4 e GDAL/OGR quer em "linha de comando”, quer através de ferramentas de software "SIG Desktop” que a eles recorrem.

Conteúdos Programáticos

Componente Teórica (2 h):
  • Descrição do sistemas de coordenadas ETRS89/PTTM06 e dos métodos de transformação com grelhas.
Componente Prática (7 h):
  • Instalação de software 1 h
  • Execução de Programas 5 h
  • Avaliação 1 h

Carga Horária

O curso terá uma duração total de 9 horas. O curso está estruturado em 3 aulas. A parte final da terceira aula (1h) será para avaliação dos conhecimentos dos formandos.

Datas de Realização

21 de setembro de 2012 (sexta-feira, 18h00 – 20h00)

22 de setembro de 2012 (sábado das 09h 30 as 13h 00 e  das 14h30 às 18h00)

Regime de Faltas

Cada formando  não poderá faltar por qualquer motivo mais do que 3 horas no total do curso.

Critérios e Metodologias de Avaliação

A avaliação dos conhecimentos será efetuada com base numa avaliação prática a realizar na última sessão. A classificação final no Curso será expressa sob a forma Aprovado com Distinção (Classificação entre 16-20 valores), Aprovado (Classificação entre 10-15 valores) ou Não Aprovado (Classificação Inferior a 10 valores). A aprovação no curso implica a obtenção de, no mínimo, 10 valores.

Espaços e Equipamentos

O Curso realiza-se nas instalações da Ordem dos Engenheiros – Região Centro, Rua Antero de Quental, n.º107 - Coimbra.

Inscrição

A candidatura ao Curso é formalizada através do pagamento do valor da inscrição. O critério de aceitação será por ordem de inscrição.

Valor de Inscrição
  • Membros da Ordem: 80 €
  • Não Membros: 140 €
  • Estudantes: 50 €

Valor pago no ato da inscrição *

Desempregados até 35 anos – Gratuito**

*Em caso de desistência durante o curso o valor não será devolvido.

**Limitado às duas primeiras inscrições.

Pagamento por transferência bancária para o NIB 0036 0058 99100176690 67.

Os interessados deverão formalizar a sua inscrição por e-mail para: solange@centro.ordemdosengenheiros.pt

Número de participantes por Curso

Mínimo: 10

Máximo: 20

Corpo Docente do Curso

Professor Engenheiro José Alberto Gonçalves, Licenciado (pré-Bolonha) em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Mestrado e Doutoramento em SIG e Fotogrametria, pelo University College London. É atualmente professor auxiliar do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento de Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Diretor do mestrado em Engenharia Geográfica e responsável por disciplinas de Cartografia e de Fotogrametria. Orientador de vários trabalhos de mestrado e doutoramento área da Engenharia Geográfica. Autor de vários artigos científicos e apresentações em revistas e conferências internacionais. Membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros.

Programa e Ficha de Inscrição