fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Delegação de Évora promove formação sobre gestão florestal sustentável

04 de Fevereiro de 2020 | Geral


A Delegação Distrital de Évora, com a colaboração do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Florestal, promoveu, no passado dia 11 de dezembro, na sua sede, em Évora, uma ação de formação intitulada "Dos PROF's aos PGF's: Itinerário Técnico".

O Plano de Gestão Florestal (PGF) é um instrumento fundamental, que permite aos gestores otimizarem o tempo e a implantação de ações de silvicultura, com vista a atingir os objetivos definidos para os povoamentos florestais das explorações, visando uma gestão sustentável. A elaboração dos PGF's tem de estar enquadrada com os Programas de Ordenamento Florestal (PROF's), quer ao nível da adequação da composição dos povoamentos à aptidão florestal, quer na adaptação das normas e modelos de silvicultura. No entanto, os PGF's são elaborados a uma escala muito maior do que a escala disponível nos PROF's, uma vez que são planos de pormenor ajustados às explorações florestais.

Nesta formação, foram apresentados e discutidos os procedimentos para utilizar de forma integrada e eficiente ambos os instrumentos, PROF e PGF, a que designamos como Itinerário Técnico. A equipa de formação contou com a presença dos engenheiros florestais Guilherme Santos e João Rui Ribeiro (ambos ICNF), Susana Saraiva Dias (IPP), Nuno de Almeida Ribeiro, bem como a engenheira biofísica Cati Dinis (ambos da Universidade de Évora).

A ação, que excedeu o limite de inscrições, contou com a participação de engenheiros de Santarém ao Algarve, os quais enriqueceram o espaço de discussão e debate técnico, que se estendeu muito para além da hora de término da ação. A engenheira Isabel Duarte, Delegada Distrital de Évora, abriu e encerrou a sessão.

Parceiros Institucionais