Delegação de Faro apoia a realização do Módulo IV do Curso Livre de Eurocódigos

Avaliação e reforço de edifícios de alvenaria

01 de Julho de 2021 | Geral, Engenharia Civil

A Delegação Distrital de Faro apoia a formação em Eurocódigos Estruturais, organizada pelo Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.
O módulo IV do Curso de Eurocódigos "Avaliação e Reforço de Edifícios de Alvenaria”, decorrerá de 15 a 26 de julho de 2021.

Neste curso será feita uma breve introdução à NP EN 1996-1-1:2015, como enquadramento às situações de projeto persistentes. Em seguida, serão abordados os problemas das situações de projeto sísmicas, designadamente os princípios e as regras da NP EN 1998-3:2017, de modo a dar resposta à Portaria nº 302/2019 (serão utilizados programas de análise estática não linear como suporte à elaboração de um relatório de vulnerabilidade sísmica de um edifício de alvenaria, assim como serão apresentadas as técnicas de reforço previstas na NP EN 1998-3:2017 e a avaliação da sua eficácia).

Principais tópicos abordados:
- Caracterização mecânica da alvenaria tradicional;
- Níveis de conhecimento;
- Análise sísmica linear e não linear;
- Relatório de vulnerabilidade sísmica;
- Técnicas de reforço sísmico.

O curso tem um desconto de 10% para Membros da Ordem dos Engenheiros.

A Delegação Distrital de Faro proporcionará aos 10 primeiros Membros Efetivos inscritos, uma comparticipação adicional no valor de 57,5€ por formando, sendo que o custo imputável aos Membros será de 100€, em vez dos 157,5€.

O critério para a atribuição da comparticipação será a ordem de inscrição, devendo esta ser realizada, impreterivelmente, através da Delegação Distrital de Faro, pelo email: faro@sul.oep.pt. A delegação informará os Membros logo que as 10 vagas sejam preenchidas.

Será necessário enviar os seguintes elementos:

1. Nome do participante
2. Nº de Membro
3. Email
4. Telemóvel
5. Dados para faturação:

- Nome;
 - Nº contribuinte;
 - Morada e código postal.

DESTINATÁRIOS
Estudantes de Engenharia Civil, Engenheiros Técnicos Civis e Engenheiros Civis.

HORÁRIO
Em formato online, via Zoom, as sessões decorrerão nos dias 15, 16, 22, 23, 26 julho entre as 18h00 e as 21h00, num total de 15 horas.

OBSERVAÇÕES
Custo da participação: 175€.
Custo da participação para membros da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Engenheiros Técnicos: 157,5€ (obrigatório apresentar documento comprovativo).

Quem já frequentou um módulo terá um desconto adicional de 5%.
Quem já frequentou dois módulo terá um desconto adicional de 10%.

O custo da participação já inclui IVA à taxa legal em vigor. Inclui também um Certificado de Participação em formato digital (obrigatório frequentar pelo menos 75% das sessões).

FORMADORES
Prof. João Estêvão

Para informações adicionais, consulte o flyer de divulgação em anexo.