fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Delegação de Faro promove debate sobre recursos hídricos do Algarve

21 de Fevereiro de 2020 | Geral


A Delegação Distrital de Faro levou a cabo, no dia 14 de fevereiro, uma sessão-debate, alusiva ao tema "Uma perspetiva sobre os recursos hídricos do Algarve", apresentada pelo engenheiro José António de Campos Correia, membro sénior e especialista em Hidráulica e Recursos Hídricos pela Ordem dos Engenheiros.

Esta atividade insere-se no ciclo de conferências designada 'Hora do Especialista', em que especialistas da Ordem dos Engenheiros, residentes no Algarve, são convidados a abordar uma temática inserida na sua área de especialização.

Foram fornecidos dados sobre as quantidades das massas de água superficiais, atualmente disponíveis na região, sua localização e principal campo de aplicação das mesmas, bem como uma análise das obras realizadas desde a década de 80 do século XX, associadas à criação de reservatórios de água (albufeiras), sua distribuição (adução) e tratamento (ETAR). Por último, foram apresentados elementos sobre o clima da região e a importância das alterações climáticas na situação atual, sendo inegável o seu impacto sobre a região. 

A sessão teve uma boa adesão, apesar de ser de Dia de São Valentim, tendo-se estendido até às 20h30, dada a importância do tema no contexto atual, demonstrada pela participação dos presentes no animado debate que se seguiu, no qual se analisaram vários cenários possíveis para a minimização do impacto da escassez deste recurso no Algarve.

Parceiros Institucionais