Delegação de Santarém regressou à Feira Nacional da Agricultura

15 de Junho de 2022 | Geral

A Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros voltou a marcar presença na FNA 22 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, que teve como tema central a "Inovação e Tecnologia". Esta Feira decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, entre os dias 4 e 12 de junho.

A inauguração decorreu no dia 4 de junho e contou com a presença do Presidente da Região Sul, Luís Machado, dos Vice-Presidentes da Ordem dos Engenheiros, membros do Conselho Diretivo e das das Delegações Distritais de Santarém e Évora.

Nesta que é considerada a maior feira agrícola do país estiveram representadas as principais empresas nacionais do setor rural e agrícola, com especial destaque para a zona de maquinaria agrícola, com a mostra de equipamentos inovadores, reflexo da dinâmica das empresas e dos empresários agrícolas.

Durante os nove dias de Feira foi possível aos visitantes observarem alguns dos mais modernos equipamentos que se utilizam hoje em dia ao serviço da agricultura: sensores inteligentes que transmitem as necessidades das plantas, sondas que medem o nível de humidades dos solos, sistemas de mapeamento de terrenos, drones que analisam as culturas em tempo real e que permitem ao agricultor regar e fertilizar no momento certo sem desperdício, equipamentos para detetar doenças e pragas de forma atempada, entre outros.

Neste campo, realce para a apresentação do 1º trator movido a Gás Natural que assegura o mesmo rendimento que um trator a diesel com muito menos custos e para uma nova máquina movida a energia elétrica para trabalhar a vinha que pode funcionar dia e noite sem operador.

A Feira Nacional de Agricultura contou com a presença dos principais decisores políticos nacionais, logo no 1º dia, a presença do Presidente da República, que visitou o evento durante mais de cinco horas contactando com os expositores e empresários da área. Realce também para a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, da Ministra da Ciência e Tecnologia, Elvira Fortunato, do Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho e da Secretária de Estado do Comércio e Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.

A Delegação Distrital de Santarém agradece a colaboração e o apoio das empresas e escola agrária que se lhe associaram neste evento, aproveitando para promover os produtos da região de Santarém, através de provas de vinhos no stand da Delegação.