Delegação Distrital de Faro celebra a Engenharia no Algarve

Dia Distrital do Engenheiro do Algarve

23 de Outubro de 2023 | Geral

O Dia Distrital do Engenheiro do Algarve 2023, decorreu este sábado, dia 21 de outubro, em Lagos, uma organização da Delegação Distrital de Faro com o apoio do Conselho Diretivo da Região Sul.

O programa teve inicio uma visita técnica na parte da manhã à ETAR de Lagos e uma visita cultural ao centro histórico e ao Museu de Lagos, durante a tarde.

À noite foi realizado o jantar de gala que contou com 170 participantes, durante o qual foi atribuído o Prémio Carreira ao Eng.º Carlos Morgado André, pelo seu percurso exemplar como projetista de infraestruturas e estruturas especiais (pontes, pontões e reservatórios elevados) e como professor na Universidade do Algarve, onde lecionou matérias na área dos materiais de construção e das estruturas especiais. Esteve também na génese do protocolo celebrado entre o LNEC e a então Escola Superior de Tecnologia.
O prémio resultou da escolha unânime do Júri constituído pelos engenheiros Daniel Cabrita, Filipa Ramos, Helena Lucas, Miguel Farinha, Paulo Santos e pelo Delegado Distrital de Faro, sob proposta dos engenheiros Roberto Laranja e Armando Inverno.
O homenageado mereceu também a referência, pelas suas qualidades humanas, testemunhadas pela sua família e muitos amigos e colegas, que se quiseram associar a este momento marcante da sua vida.

O evento que foi muito participado, contou com a presença da Vice-Presidente do Conselho Diretivo Nacional, Eng.ª Lídia Santiago, do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng.º António Carias de Sousa, do Presidente do Conselho Fiscal Nacional, Eng.º Mário Rebelo, da Vereadora da Câmara Municipal de Lagos Dr.ª Sandra Oliveira, do Presidente do Conselho de Administração das Águas do Algarve Eng.º António Eusébio, do Diretor do Instituto Superior de Engenharia Prof.º Doutor Paulo Santos, do Delegado Distrital de Faro Eng.º Silvério Guerreiro e dos Delegados Adjuntos de Faro Eng.ª Elisa Silva e Eng.º António Mortal, da Delegada Distrital de Évora Eng.ª Isabel Duarte e da Delegada Adjunta de Évora Eng.ª Nazaré Toureiro, do Delegado Distrital de Santarém Eng.º João Carvalho, do coordenador do Pólo de Sines Eng.º André Vilelas, dos antigos Delegados Distritais de Faro Eng.º António André, Eng.º Carlos Martins, Eng.ª Maria Teresa de Jesus e Eng.º José Campos Correia.
Ao longo da noite registaram-se as intervenções do Delegado Distrital de Faro Eng.º Silvério Guerreiro, em nome da equipa da Delegação de Faro, anfitriã desta noite, apelando ao reforço da engenharia como pilar essencial para a sustentabilidade e para as mudanças duradouras na sociedade, realçando o crescimento na Delegação em 2022 de 78 novos membros efetivos, perfazendo o total, entre as várias categorias, de 1464 membros. Anunciou ainda, que a realização do Encontro Distrital do Engenheiro do Algarve de 2024, será realizado em Tavira.

A Vereadora da Câmara Municipal de Lagos, Dr.ª Sandra Oliveira, no uso da palavra, manifestou a total disponibilidade da autarquia para articular parcerias com a Ordem dos Engenheiros, o que ficou bem patente no acolhimento e apoio que a Câmara de Lagos proporcionou nesta a este evento.

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Fernando de Almeida Santos, através de um vídeo realizado especificamente para este momento, dirigiu palavras de incentivo à Delegação Distrital de Faro no sentido da continuação do bom trabalho realizado, assim como à Região Sul. Anunciou um conjunto de ações do Conselho Diretivo Nacional a realizar em setembro de 2024 no Algarve, que visam uma maior proximidade da Ordem com os seus membros.
A Engenheira Lídia Santiago também usou da palavra, referindo o atual processo de revisão dos estatutos e o seu impacto para o exercício da profissão.
O Eng.º António Carias de Sousa encerrou o período das intervenções, realçando o magnífico trabalho da Delegação de Faro e renovando o apoio da Região Sul na realização das atividades inseridas nos quatro vetores estratégicos para a Engenharia: Valorizar, Prestigiar, Atrair e Agilizar. Anunciou ainda a realização do Dia Regional do Engenheiro, no próximo ano, no dia 11 de maio, em Lagos.
As intervenções foram intercaladas, pela atuação da Orquestra Ligeira de Lagos, com um trio de Bossa Nova.

Esteve presente, em representação da imprensa regional, jornal A Voz do Algarve, a Dr.ª Nathalie Dias.

A Delegação Distrital de Faro agradece e enaltece o apoio dado pelos patrocinadores que permitiram a concretização das atividades deste dia, nas empresas: Centro Porsche de Faro, representado pela Eng.º David Dias, Teifil, representada pelo Eng.º José Filipe, Águas do Algarve, representada pelo Eng.º António Eusébio, Bulding Class, representada pelo Eng.º Luís Rodrigues, Grupo Hubel, representado pelo Eng.º Tiago Andrade, Protecna, representada pelo Eng.º António André, JJR Construções S.A., representada pelo Sr.º Jorge Palma, João Marques Seguros, representada pelo Sr.º João Marques, José Sousa Barra & Filhos, Lda, representada pelo Sr.,.º João Feijão e a Sotecnisol, representada pelo Eng.º Sérgio André.
Foram também patrocinadores as empresas Neto Construções, a Cimpor e o Grupo Rolear.

O encontro terminou em animado convívio entre os presentes, com as habituais fotografias de grupo e agradecimentos finais, renovando-se a expetativa do reencontro no próximo ano em Tavira, cumprindo o objetivo da descentralização e da maior proximidade aos membros.

Aceda à galeria fotográfica deste dia: