Delegação Distrital de Faro entrega Prémio Carreira 2020

28 de Outubro de 2020 | Geral

A Delegação Distrital de Faro, com o apoio do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, realizou, no passado dia 23 de outubro, a cerimónia de entrega do Prémio Carreira 2020, pelo segundo ano consecutivo. Esta iniciativa insere-se na comemoração do Dia Distrital do Engenheiro do Algarve.

Este ano, o galardoado foi o Eng. Tito Olívio Henriques, tendo o diploma sido entregue pelo Presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Eng. Luís Machado, e a medalha de honra pelo Delegado Distrital de Faro, Eng. António Morgado André.

O Eng. Tito Olívio Henriques é membro efetivo da Ordem dos Engenheiros há mais de 61 anos e tem um vasto currículo na engenharia, na política, em regime de voluntariado, sendo ainda escritor, pintor e escultor. Em 2011, recebeu a medalha de mérito da Cidade de Faro, grau ouro.

Foi professor do ensino técnico nas Escolas de Silves e de Faro e do ensino liceal no Liceu de Faro. Desempenhou funções de Diretor dos Serviços Regionais da Hidráulica do Guadiana, em Faro, onde vive desde 1963. A par das outras funções profissionais, dedicou-se à prestação de diversos serviços graciosos, de carácter sociocultural. Foi eleito para diversos cargos associativos, tendo sido dirigente de múltiplos organismos na cidade, entre eles: Cineclube, Sporting Club Farense, Comissão Distrital de Árbitros, Comissão Administrativa do Sport Faro e Benfica, Associação de Xadrez de Faro, Delegação da Cruz Vermelha, Rotary Club de Faro, Direção dos Bombeiros Voluntários, Santa Casa da Misericórdia e Vereador na Câmara Municipal, entre 1971 a 1974.

Colaborou, desde os 20 anos, em jornais diários e regionais e publicou 35 livros de poesia e prosa. A sua mais recente obra data de 2011, com o título "O Velho que queria ver o Mar”. Foi membro da Direção do Instituto D. Francisco Gomes, fundador e editor do jornal "Poetas de Faro” e chefe de redação do jornal "Distrito de Faro”. Possui mais de 100 prémios literários, de Portugal e do Brasil e é uma referência incontornável do património sociocultural de Faro e do Algarve.

A cerimónia teve início na Delegação Distrital de Faro, com um número reduzido de participantes, face à situação epidemiológica atual. Seguiu-se um jantar singelo, com apenas 16 elementos, no cumprimento de todas as regras impostas pela DGS. Apesar da distância entre colegas, foi um momento de convívio muito agradável e uma excelente oportunidade para homenagear outro colega.

Fica registado um agradecimento especial aos proponentes da candidatura - Engenheiro Ilídio Mestre e Engenheiro Bruno Lage - e aos membros do Júri do Prémio Carreira 2020.