fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Delegação Distrital de Faro entrega Prémio Carreira 2022 e celebra o Dia Distrital do Engenheiro

25 de Outubro de 2022 | Geral




A Delegação Distrital de Faro, com o apoio do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros realizou, no passado dia 22 de outubro, o jantar inserido na comemoração do Dia Distrital do Engenheiro do Algarve 2022, que teve o seu ponto alto com a entrega do Prémio Carreira, destinado a homenagear um engenheiro cuja atividade profissional tenha sido motivo de destaque no Algarve, constituindo uma referência para os seus pares e para a sociedade em geral.

Por impossibilidade de agenda (deslocação ao estrangeiro), o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Fernando Almeida Santos fez-se representar pelo Vice-Presidente do Conselho Diretivo Nacional, Eng. Jorge Liça, tendo ainda enviado um vídeo de boas vindas e de agradecimento aos membros da região. 

A cerimónia foi conduzida pelo Delegado Distrital de Faro, Eng. Silvério Guerreiro e pelos Delegados Adjuntos, Engª Elisa Silva e Eng. António Mortal.

O homenageado deste ano foi o Eng. José Manuel do Livramento, Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros e especialista em Luminotecnia. É licenciado em Produção de Energia e Sistemas de Potência pelo IST (1972). Estabeleceu-se no Algarve e iniciou a carreira profissional como Projetista, desempenhando diversas responsabilidades nas áreas de Assessoria-Consultadoria e de Responsabilidade Técnica. Complementarmente, abraçou a vertente da docência, tendo integrado o corpo docente do atual Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, onde lecionou unidades curriculares no âmbito da Engenharia Eletrotécnica, até 2020 (30 anos). Em 2011 defendeu Provas Públicas na UAlg na "Área de Engenharia e Técnicas Afins”, obtendo o Título de Docente Especialista. Simultaneamente, foi dilatando a intervenção no âmbito da Assessoria e Consultadoria com diversas Câmaras e empresas, destacando-se a ADA – Águas do Algarve, S.A., desde a sua fundação. A diversificação das múltiplas atividades de Engenharia (50 anos) e longa carreira docente (35 anos) no Ensino Superior, aliadas à sua simplicidade de relacionamento, contribuem para que o homenageado seja uma figura consensual nos âmbitos profissional e social.

O jantar teve lugar no Real Marina Hotel, em Olhão, onde contou com uma forte adesão dos membros e convidados. O Dia Distrital do Engenheiro do Algarve foi também composto por diversas atividades técnicas e lúdicas que ocorreram sexta-feira e sábado, e que contaram igualmente com grande interesse e participação.

A Delegação Distrital de Faro deixa um agradecimento especial aos proponentes da candidatura – os Engenheiros José Campos Correia e Carlos Morgado André - e também aos membros convidados para integrar o Júri do Prémio Carreira 2022 – os Engenheiros António André, Catarina Cruz, Ilídio Mestre, Marisol Correia, Paulo Santos.
O agradecimento é igualmente extensível a todos os parceiros institucionais e empresas que, pelo seu apoio, contribuíram para a elevação e o sucesso obtido nas comemorações deste dia.








Parceiros Institucionais