Delegação Distrital de Faro realizou Visita Técnica à obra da Nova Ponte e Acessos à Praia de Faro

31 de Outubro de 2023 | Geral

A Delegação Distrital de Faro realizou, no dia 28 de outubro, entre 10h30 e as 12h00, uma Visita Técnica à obra da Nova Ponte e Acessos à Praia de Faro.

A empreitada tem como objetivo a construção da nova ponte de acesso à Praia de Faro, substituindo a ponte existente no local.
A obra será executada em estrutura de betão armado por pilares/ estacas que, conjuntamente com o elemento carlinga, constituem um pórtico, o qual servirá de apoio e fixação das vigas longarinas que formam o tabuleiro.
A ponte apresenta um comprimento 178 metros, uma largura de 10,36 metros e encontra-se estruturada em 8 vãos.
Foi preconizada uma solução de fundações indiretas com recurso a estacas moldadas em betão armado com 1,20 metros de diâmetro, com recurso a tubo metálico moldador, este com função estrutural em fase definitiva.

A descrição técnica da empreitada foi realizada pelo Eng. Luís Palaré, da empresa Engisphera – Engenharia, Lda, responsável pela fiscalização.
Também esteve presente o Diretor Técnico da empreitada, o Eng. Telmo Batista, da empresa Extracto Construcciones e Proxectos, S.A.
A equipa projetista está a cargo da empresa R5 Engenharia – Bruno Rocha Engenharia Unipessoal, Lda.
O dono de obra é a Câmara Municipal de Faro (anterior: Polis Litoral Ria Formosa), que esteve representada no local pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Rogério Bacalhau.

Esta iniciativa desencadeou o interesse e adesão dos membros, contando com a presença de 31 participantes.