Delegação Distrital de Santarém marca presença na 53ª Feira Nacional da Agricultura

16 de Junho de 2016 | Geral

A 53ª Feira Nacional de Agricultura / 63ª Feira do Ribatejo, evento que teve início no passado dia 4 de junho, encerrou portas no dia 12 de junho, onde a Delegação Distrital de Santarém marcou presença com um balanço positivo.

Naquela que é considerada a maior feira agrícola do país, estiveram representadas as principais empresas nacionais a apresentar as novidades do setor. Marcaram presença 750 expositores, entre os quais, o stand da Ordem dos Engenheiros. Quem passou pelo stand pôde obter esclarecimentos quanto à realização de estágios, condições de candidatura à Ordem, entre outros aspetos inerentes à atividade desta associação profissional. Muitos engenheiros fizeram questão de visitar o nosso stand como manifestação do interesse e consideração que nutrem por esta associação.

Esta edição contou com a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, e estiveram também representadas algumas das mais relevantes instituições europeias da área agrícola. A conferência Internacional "Os Grandes Desafios para a Inovação na Agricultura", uma iniciativa promovida pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, contribuiu para a vinda a Portugal, pela primeira vez, do comissário europeu para a Agricultura, Phil Hogan.

O evento contou com outras presenças do panorama político nacional, como o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, além de alguns líderes partidários, como Pedro Passos Coelho (PSD), Assunção Cristas (CDS/PP) ou Catarina Martins (BE), denotando o interesse e preocupação de várias entidades para com o setor agroalimentar e sendo uma prova de confiança na capacidade dos agricultores portugueses.

De entre as várias atividades e pontos de interesse, destaca-se a mostra pecuária, uma das que maior expressão tem em Portugal,  o ciclo "Conversas de Agricultura", que integrou várias conferências e seminários, as sessões de provas de Vinho e outros alimentos, iniciativas culturais como uma exposição fotográfica e diversos tipos de animação.