Delegação Distrital de Santarém visita Centro de Ciência Viva do Alviela

04 de Junho de 2015 |

No passado dia 30 de maio, a Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, promoveu uma visita ao Centro de Ciência Viva do Alviela, localizado nos Olhos de Água, em Alcanena, que contou com a presença de 33 participantes.

Esta ação iniciou-se com um percurso pedestre, compreendido entre a nascente dos Olhos de Água do Rio Alviela e o Canhão Flúvio-Cársico.Aquela nascente, situada na orla do Maciço Calcário Estremenho, constitui a mais importante nascente do nosso país, com uma bacia de alimentação estimada em 180 Km2, tendo sido uma das principais origens do abastecimentode água à cidade de Lisboa desde 1880. A nascente foi mergulhada por espeleólogos portugueses durante a década de 70 e, mais tarde,por mergulhadores belgas, franceses e de novo portugueses, tendo sido atingida a profundidade de 100 metros após um percurso superior a 600 metros.

A visita ao Centro de Ciência Viva do Alviela iniciou-seno  Geódromo, que consiste num simulador de realidade virtual no qual foi possível realizar uma viagem de 175 milhões de anos, desde o Jurássico Médio, época em que os dinossáurios deixaramas suas pegadas na Serra D’Aire, até à formação do Maciço Calcário Estremenho, composto por uma sucessão de montes e vales onde a água percorre verdadeiros labirintos subterrâneos.

Seguiu-se a visita à sala de exposição permanente Carso, constituída por um filme 3D que explica a hidrogeologia associada às regiões cársicas, com especial enfoquena nascente do rio Alviela, e um módulo interativo 3D (maquete) que simula a circulação subterrânea da água nas paisagens cársicas e mostra a vulnerabilidade dos maciços calcários à poluição.

A terceira e última sala de exposição permanente, designada por Quiroptário, consiste numa sala com módulos interativos que dão a conhecer os morcegos, sensibilizando os visitantes para a sua necessidade de conservação. Nesta exposição os visitantes puderam entrar "na pele” dos morcegos e viver algumas experiências, tais como, aumentar a capacidade de audição, guiar-se apenas pelo som ou partilhar um espaço ínfimo com mil acompanhantes.

No final da visita, ao surgir o lusco-fusco, os participantes deslocaram-se à Janela Cársica, uma depressão de abatimento do maciço calcário, onde foi possível observar ao vivo a saída dos morcegos para caçar junto à entrada da gruta, bem como distinguir as diferentes espécies através de um detetor de ultrassons. As grutas que existem na zona envolvente da nascente do rio Alviela servem de abrigo a uma das mais importantes colónias de maternidade de morcegos em Portugal. Estas cavidades abrigam entre abril e setembro, cerca de 5000 morcegos de 12 espécies diferentes, 9 das quais com estatuto de ameaça.

Esta ação terminou com um jantar convívio no restaurante "O Malho”, um dos melhores restaurantes do Ribatejo, localizado na aldeia de Malhou, em Alcanena.

A Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros agradece ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, ao Centro de Ciência Viva do Alviela e à Câmara Municipal de Alcanena, o apoio e colaboração neste evento.