“Desafio 2016” - OE debate cooperação em rede no mercado brasileiro da construção

03 de Novembro de 2011 | Engenharia Civil

O auditório da Ordem dos Engenheiros (OE), em Lisboa, recebeu no dia 18 de Outubro a apresentação do Programa Estratégico "Desafio 2016 – Uma iniciativa para a cooperação em rede de PME´s no Mercado da Construção Brasileiro", dirigido a engenheiros e empresários, e que contou com o apoio do Colégio de Engenharia Civil da OE.

O Programa, longamente debatido, permitiu concluir que a OE, na pessoa do Bastonário, Eng. Carlos Matias Ramos, "tem vindo a desenvolver um trabalho notável no sentido de agilizar os processos de inscrição dos seus membros efectivos nos CREA´s/CONFEA no Brasil", cabendo agora aos engenheiros portugueses tornarem-se parte da solução, assumindo uma atitude proactiva junto do meio técnico brasileiro, no esforço de aproximação aos colegas brasileiros.

Como tal, foram identificados factores críticos para o sucesso da concretização destes objectivos, nomeadamente a actuação concertada de entidades institucionais e governamentais na promoção de uma maior abertura do mercado brasileiro da construção à Engenharia Civil portuguesa, bem como o desenvolvimento de parcerias com o empresariado do sector da construção no Brasil. Por outro lado, deverá ser dada uma especial ênfase às questões relacionadas com a especialização, a inovação e o empreendedorismo de base tecnológica, e a cooperação científica e tecnológica entre os centros de investigação e universidades e a indústria da construção, garantindo-se o acesso a novos mecanismos de financiamento no contexto actual de escassez de crédito ao investimento.

Em complemento, foi também defendida a necessidade de uma estratégia de afirmação internacional da Engenharia Civil e do sector da construção portugueses, "que passa pela adopção de uma visão de longo prazo, sustentável, alicerçada numa sociedade do conhecimento ligada em rede, assente numa prática contínua de transferência de tecnologia dos centros de investigação e universidades para a indústria da construção, e que se move no espaço da ‘Portugalidade', envolvendo empresas oriundas dos países do chamado triângulo virtuoso Portugal/Brasil/PALOP”, com vocação global, capaz de competir num mercado que se estende pelos cinco continentes.

As intervenções centraram-se nas seguintes áreas temáticas: "Desafio 2016 – Uma iniciativa para cooperação em rede de PME´s no Mercado Brasileiro da Construção", pelo Eng. Paulo Saraiva Roque; "O Sistema OPS – Um caso de sucesso na Cooperação Científica e Tecnológica entre a Universidade e a Indústria da Construção", pelo Eng. Edgar Cid; "A colaboração do LNEC com a Indústria da Construção durante a execução da Ponte sobre o Rio Catumbela, em Angola", pelo Doutor Eng. Luís Oliveira Santo; e "Os Novos Mecanismos de Financiamento no actual contexto de escassez de Crédito ao Investimento em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, e de apoio à Internacionalização das Empresas", pelo Dr. Telmo Adrego.

A iniciativa, que contou com grande adesão, revelou, mais uma vez, a vitalidade da classe para se mobilizar no contributo de respostas concretas aos desafios que se colocam à Engenharia Civil e ao sector da construção e obras públicas, na actual conjuntura económica e recessiva.