Dia da Delegação Distrital de Santarém comemorado em Constância

30 de Novembro de 2011 | Geral

Com o objectivo de promover o convívio entre Membros da Ordem dos Engenheiros, a Delegação Distrital de Santarém realizou, no passado dia 19 de Novembro, em Constância, o já tradicional Encontro Distrital de Engenheiros.

Esta iniciativa compreendeu uma visita ao Jardim-Horto de Camões, guiada pela Dr.ª Ana Maria Dias. Para além de ali estar representada a flora que o poeta referiu na obra "Os Lusíadas”, deste espaço fazem também parte o Jardim de Macau, o Planetário de Ptolomeu, uma Esfera Armilar e um Painel de Azulejos, assinalando a viagem de Camões até Macau.

Acompanhado pelo Dr. Máximo Ferreira, o grupo da Ordem dos Engenheiros visitou depois o Centro de Ciência Viva de Constância - Parque Temático de Astronomia, que constitui um excelente convite à participação em actividades baseadas na Astronomia. Outras áreas científicas, que envolvem a observação de acontecimentos quotidianos, complementam este Parque. Com uma considerável parte dos equipamentos instalados ao ar livre, num ambiente de intensa arborização, o convívio com a ciência neste Centro proporciona, simultaneamente, um pleno contacto com a natureza. Trata-se de um Centro composto por um edifício principal, com auditório, observatório e planetário, e vários módulos exteriores (uma representação do sistema solar, um globo terrestre com cerca de 2 metros de diâmetro, um carrossel representando o Sol, a Terra e a Lua, uma esfera celeste com aros de 7,5 metros de diâmetro e um relógio de Sol Analemático).

Os participantes reuniram-se posteriormente num almoço-convívio, durante o qual tiveram oportunidade de conversar com o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, o Presidente do Conselho Directivo da Região Sul, bem como com outros Membros Eleitos.