Dia Distrital de Santarém reúne Engenheiros na Golegã

24 de Abril de 2015 | Geral

No passado dia 18 de abril, a Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros comemorou o Dia Distrital do Engenheiro na Golegã e contou com a presença de 62 pessoas.

As celebrações iniciaram-se com uma sessão solene, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da Golegã, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rui Medinas Duarte e do Vice-Presidente, Carlos Asseiceiro. Esta sessão solene abriu com um discurso de boas vindas e agradecimentos, que esteve a cargo do Delegado Distrital de Santarém, Eng. José Adriano Soares Lopes, seguindo-se as intervenções do Presidente Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires, do  Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Matias Ramos e, do  Presidente da Câmara Municipal, Eng. Rui Medinas.

Seguiu-se uma visita guiada à magnífica Casa-Estúdio Carlos Relvas, única no seu género a nível mundial e atualmente propriedade da Câmara Municipal da Golegã. A Casa-Estúdio, projeto pioneiro de uma arquitetura de transição, que fundia admiravelmente a arte e a tecnologia em pedra, estuque, ferro e vidro, foi inaugurada em 1876, como um autêntico templo dedicado à arte fotográfica. Em 2003, a Casa-Estúdio foi sujeita a um projeto de reabilitação e restauro, mantendo a sua traça original, como um monumento ímpar de um período heroico da história da fotografia.

Após a visita, os participantes puderam apreciar a fantástica vila ribatejana da Golegã com um passeio em carro de cavalos, desde a Casa-Estúdio até ao picadeiro, onde os esperava um belo espetáculo equestre promovido pela ANTE – Associação Nacionalde Turismo Equestre, no final do qual foi possível observar um exemplar da raça garrana (equino autóctone dos Açores), candidata a Património Nacional.

A comemoração do Dia Distrital do Engenheiro terminou com um almoço convívio no restaurante "Lusitanus”,que incluiu um momento musical interpretado pela fadista Teresa Tapadas. Os participantes foram ainda surpreendidos pela atuação de José Manuel Gervásio, membro da Ordem dos Engenheiros, que foi convidado a demonstrar o seu jeito paracantar o fado.

A Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros agradece à Câmara Municipal da Golegã, nas pessoas do  Presidente, Eng. Rui Medinas, e Eng.ª Nair Luz, a amabilidade demonstrada na receção aos membros daOrdem e na visita guiada à Casa-Estúdio Carlos Relvas, bem como, à ANTE –Associação Nacional de Turismo Equestre.