fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Dia Mundial do Ambiente

5 de Junho

05 de Junho de 2017 | Engenharia do Ambiente


O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. É um evento anual que tem como objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.

Este dia foi escolhido, pois marca a data em que teve início a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que se realizou em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

O evento foi um marco e a sua Declaração Final contém 19 princípios que assentam na necessidade de "inspirar e guiar os povos do mundo para a preservação e a melhoria do ambiente humano”, estabelecendo assim as bases para a nova agenda ambiental das Nações Unidas.

Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de várias ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente.

Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da Humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas.

Este ano, o tema escolhido é o "Comércio Ilegal de Animais Selvagens” e visa alertar as populações para a importância de preservar as espécies animais, uma vez que todos os animais selvagens têm o seu papel na Natureza e o seu desaparecimento pode provocar graves desequilíbrios ambientais. Por outro lado, a preservação do seu habitat é condição fundamental para a sua sobrevivência, pelo que todos devemos minimizar o impacte das nossas ações no ambiente natural.

Parceiros Institucionais