fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Dia Nacional do Engenheiro 2023

Consulte a galeria de fotografias do Dia Nacional do Engenheiro 2023

07 de Dezembro de 2023 | Geral


    

A região de Aveiro recebeu este ano as comemorações do Dia Nacional do Engenheiro, que decorreram a 25 e 26 de novembro no Centro do País.

Esta data assinalou a criação da Ordem, que, em 2023, cumpre 87 anos de existência enquanto Ordem Profissional e 154 anos enquanto Associação representativa dos Engenheiros.

As boas-vindas aos participantes decorreram no dia 24 de novembro, com um Concerto na Capela da Vista Alegre, interpretado pelo Quinteto de Sopros da Banda da Amizade, com início pelas 22h00, e que foi igualmente aberto à comunidade.

O programa oficial teve início no dia 25, com a habitual Assembleia Magna, espaço de diálogo entre a Direção e os demais Membros, que decorreu em formato híbrido a partir da Sede da Delegação Distrital de Aveiro. Em simultâneo, decorreram as visitais sociais à Fábrica da Costa Nova/Grestel, ao Museu Marítimo de Ílhavo e um workshop de ovos moles.

Na tarde deste dia realizou-se a Sessão Solene, momento de homenagem e distinção dos Engenheiros portugueses, realizada no Centro de Congressos de Aveiro. 

Durante a cerimónia foram apresentadas as conclusões do Ano OE Energia e Clima, pelo Comissário José Vieira e foi atribuída ao Presidente do CONFEA, Joel Krüger, uma distinção internacional. A par, a Universidade de Aveiro foi tornada membro honorário desta Ordem profissional e Celestino Quaresma, membro conselheiro, foi agraciado com a Medalha de Prata da OE. 

Na segunda parte da sessão foram entregues publicamente as certificações relativas ao Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho alcançadas pelos Órgãos Nacionais da OE, tendo igualmente sido entregues as insígnias aos novos Membros Conselheiros, os diplomas e respetivas insígnias aos engenheiros que alcançaram, este ano, o título profissional de especialista e, por fim, os prémios relativos aos Melhores Estágios de 2023.

No domingo, 26 de novembro, realizaram-se as habituais visitas sociais, que passaram pelo Aliança Underground Museum, com prova de vinhos e almoço, pelo Porto de Aveiro, que finalizou com um almoço na Costa Nova, e decorreu também uma visita ao Museu da Vista Alegre e Bairro Operário.

Em simultâneo realizou-se o "Encontro no Feminino” uma iniciativa que visou sensibilizar as engenheiras que desempenham funções a nível nacional para as iniciativas que decorrerão em 2024, no âmbito do Ano OE para a Igualdade de Género na Engenharia.

Consulte a galeria de fotografias do Dia Nacional do Engenheiro 2023 »»»



Parceiros Institucionais