fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Dia Nacional do Engenheiro - Presidente da República distingue Ordem dos Engenheiros

12 de Dezembro de 2011 | Geral


O Presidente da República concedeu à Ordem dos Engenheiros o Título de Membro Honorário da Ordem do Mérito. A insígnia, que se destina a "galardoar actos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções públicas ou privadas que revelem abnegação em favor da colectividade", foi entregue pelo Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, durante a Sessão Solene do Dia Nacional do Engenheiro, que teve lugar em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente, no dia 26 de Novembro.

A Ordem dos Engenheiros já tinha sido condecorada pelo Presidente da República, em 1948, com a Comenda da Ordem Militar de Santiago da Espada e, em 1986, com o título de Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique. Pelo Primeiro-ministro foi reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 1978.

As celebrações do Dia Nacional do Engenheiro 2011 decorreram entre 25 e 27 de Novembro, assumindo este ano um peso especial na vida da Ordem por corresponderem ao início das comemorações oficiais dos seus 75 Anos.

O Dia Nacional do Engenheiro ficou marcado pelas palavras de valorização da engenharia portuguesa que o Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, transmitiu aos engenheiros participantes. "Basta pensar um pouco sobre as necessidades quotidianas para perceber que todos nós depositamos uma enorme confiança, implícita ou explícita, nos nossos engenheiros. Confiamos no seu rigor, na sua competência, na sua criatividade".

O Primeiro-ministro prosseguiu, manifestando contar com o contributo dos engenheiros para que seja ultrapassado o período de crise que o país vive, "há muito tempo que a engenharia portuguesa, os seus feitos, as suas obras, a sua capacidade de inovação orgulham o país, e do mesmo modo que uma parte significativa do nosso modo de vida assenta no trabalho e no rigor e dos nossos engenheiros, também me parece que a superação da crise em que o país se encontra apela directamente a eles, à sua criatividade e ao seu engenho. A reparação da máquina económica do país requer a todos os níveis o contributo dos seus engenheiros".

Já o Bastonário Matias Ramos havia focado na sua intervenção o valor da engenharia portuguesa, sublinhando junto de Passos Coelho que os engenheiros são "um recurso valioso que o País deverá saber capitalizar e envolver nos projectos nacionais. Neste, como em qualquer outro período da história portuguesa, em que muitas provas demos do nosso valor, enquanto profissionais de elevada qualidade, estamos prontos para, empenhadamente, construir um Portugal melhor e mais promissor".

Durante a Sessão Solene foi ainda assinado um protocolo entre a Ordem dos Engenheiros portuguesa e o Conselho Federal de Engenharia, Arquitectura e Agronomia do Brasil (CONFEA), com vista à criação de condições favoráveis para a mobilidade de profissionais engenheiros entre Brasil e Portugal assente no princípio de reciprocidade. Trata-se de um tema que muito tem mobilizado a Ordem dos Engenheiros, que motivou contactos com o Primeiro-ministro e aos quais o Bastonário aludiu na sua intervenção. "Quero igualmente manifestar ao Sr. Primeiro-ministro o reconhecimento pela forma pronta como respondeu ao meu apelo no sentido de contribuir para a resolução de um problema que, como referi, afecta a actividade dos nossos engenheiros que pretendem exercer a actividade no Brasil. A próxima cimeira Luso-brasileira será igualmente mais uma oportunidade para a resolução deste problema".

A Sessão Solene foi ainda composta pela conferência "Ensino: o futuro de Portugal", da responsabilidade do Dr. Artur Santos Silva, e pela distinção dos membros que em 2011 completam 50 anos de inscrição na Ordem, bem como os engenheiros a quem foram outorgados os níveis de qualificação de Membro Conselheiro e Sénior, o título de Especialista e ainda a distinção com a categoria de Membro Honorário. Esta distinção foi este ano entregue a quatro instituições académicas que ao longo dos últimos 75 anos muitos e bons futuros engenheiros formaram para o País: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto Superior de Agronomia e Instituto Superior Técnico, ambos da Universidade Técnica de Lisboa.
Foi igualmente entregue o "Prémio Melhor Estágio” aos melhores estágios de admissão à Ordem em 2011.


Acesso à reportagem fotográfica do DNE 2011
»»»

Parceiros Institucionais