Dia Nacional do Engenheiro

Ordem dos Engenheiros comemora engenharia portuguesa em Évora

22 de Novembro de 2019 | Geral

A Ordem dos Engenheiros (OE) convocou os engenheiros portugueses para as comemorações do Dia Nacional do Engenheiro, que decorrem na cidade de Évora entre 22 e 23 de novembro.

O ponto alto das cerimónias corresponde à Sessão Solene, que tem lugar no Auditório do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora, a partir das 14h30 de sábado, e durante a qual António Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa, e Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, serão distinguidos com a Medalha de Ouro da Ordem.

De igual modo, também a Academia da Força Aérea, o CICCP – Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos de Espanha e Filipe Duarte Santos, Presidente do CNADS – Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, serão alvo de distinção da Ordem, que os faz, a partir desta data, seus Membros Honorários.

Durante a sessão solene, que será presidida pelo Bastonário Carlos Mineiro Aires, serão ainda distinguidos outros profissionais com carreira consolidada e entregues os prémios aos vencedores dos melhores estágios nas diferentes especialidades de engenharia estruturadas na OE.

O Dia Nacional do Engenheiro é comemorado anualmente de modo a assinalar a fundação da Ordem, a 24 de novembro de 1936, perfazendo em 2019 exatamente 83 anos enquanto Ordem dos Engenheiros e 150 anos enquanto entidade representativa da Engenharia Portuguesa, visto ser a sucessora da primeira associação profissional de engenheiros existente em Portugal, a Associação dos Engenheiros Civis Portugueses, criada em 1869.

O Dia Nacional do Engenheiro 2019 termina com um Jantar no emblemático Palácio Cadaval.