Dia Regional do Engenheiro 2024

O Dia Regional do Engenheiro de 2024 da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros

20 de Março de 2024 | Geral

Em março de 1986 foi constituída a Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros, passando em 2015 para Região Madeira da Ordem dos Engenheiros (RMOE).

O Dia Regional do Engenheiro (DRE) comemorou-se pela primeira vez em 2023, para destacar o papel da Engenharia e dos Engenheiros na sociedade e no desenvolvimento sustentável da Região Autónoma da Madeira (RAM). Atualmente a RMOE conta com 1440 membros e tem assento no Conselho Económico e de Concertação Social da RAM, no Conselho Regional de Inovação e na Comissão Consultiva do Plano Estratégico da Economia Azul da RAM.

Em 2023 o DRE foi realizado na sede da OE no Funchal e foram homenageados os antigos Presidentes da Ordem na RAM: Arlindo Oliveira, António Jardim Fernandes, Rui Vieira, Duarte Ferreira, Armando Ribeiro e Pedro Jardim Fernandes. Foram também homenageados dois engenheiros madeirenses, António Reis e Ana Teresa Freitas.

Em 2024 a cerimónia decorreu no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol. Foi homenageado o Engenheiro Jorge Jardim Fernandes pela sua carreira privada e pública, de elevada competência e responsabilidade, numa decisiva fase do desenvolvimento da RAM no fim do século XX. Na homenagem foram lembrados alguns desafios que enfrentou, com o testemunho de Colegas que participaram nas soluções concretizadas. A RMOE também prestou homenagem aos Colegas com mais de 25 anos de profissão, com a atribuição do pin de prata, bem como aos Colegas que receberam a outorga de Membro Sénior. O DRE 2024 contou ainda com a atuação da Tuna D’Elas, da Universidade da Madeira.

Registo fotográfico do evento aqui.