Dia Regional Sul do Engenheiro celebrado no Distrito de Santarém

26 de Maio de 2023 | Geral

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE) promoveu o seu Dia Regional do Engenheiro (DRE), nos dias 20 e 21 de maio, no distrito de Santarém.

As comemorações do primeiro dia começaram com as visitas às Grutas de Mira D’Aire, ao ArtSpace João Carvalho e ao Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio.

Trajado a rigor, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Espinheiro surpreendeu os convidados com uma coreografia especial, que antecedeu a Sessão Solene, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena.

João Paulo Carvalho, Delegado Distrital de Santarém, abriu a Sessão, seguindo-se António Carias de Sousa, Presidente da Região Sul e depois Nuno Silva, Vereador da Câmara Municipal de Alcanena.
Começando por dar conta dos projetos em curso, o Presidente da Região Sul salientou a importância do trabalho conjunto e igualitário, para melhor servir todos os membros da Ordem, não obstante a Região a que pertençam.

Em reconhecimento do mérito, nesta cerimónia em que se entregam os diplomas dos Membros Sénior e dos Membros 25 Anos, bem como os prémios PIJE – Prémio Inovação Jovem Engenheiro, subiu ao palco o Eng. Alexandre Martins, para receber o segundo lugar, seguido da Eng. Madalena Cilínio, vencedora desta edição, que apresentou o seu trabalho.

Este ano, a homenagem coube à Eng.ª Rita Bento, primeira mulher portuguesa Catedrática em Estruturas.

Após a Sessão Solene, seguiu-se um cocktail na Quinta das Vendas, onde decorreu o jantar de convívio deste dia, marcado pela boa disposição dos convidados, membros, premiados e amigos.

No segundo dia, alguns dos membros participaram nas célebres atividades desportivas – Karting e Golf - outros visitaram o Museu de Aguarela Roque Gameiro e um atelier de tecelagem das famosas Mantas de Minde, terminando com um almoço, na presença do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul e do Presidente da Câmara Municipal de Alcanena.

Mais de duzentas pessoas, designadamente o Bastonário Fernando de Almeida Santos, os Presidentes das várias Regiões da OE, membros eleitos, entre outras entidades ilustres da Engenharia, marcaram presença neste evento, que contou com o apoio à realização da Câmara Municipal de Alcanena e com o patrocínio de grandes stakeholders do setor como – Casais, CME, Couro Azul, HCI, SETH, Pretensa, Tecnorém, Teixeira Duarte e Transfor Construção.