Diretiva INSPIRE em análise na Ordem dos Engenheiros

06 de Março de 2013 | Engenharia Geográfica

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica organizou, no passado dia 27 de fevereiro, um seminário dedicado à Diretiva INSPIRE- Infrastructure for Spatial Information in Europe, que decorreu no Auditório da Sede da OE, em Lisboa. Estiveram presentes mais de 110 participantes, entre estudantes e profissionais da área, revelando grande interesse na temática abordada.

O objetivo do Seminário foi dar a conhecer aos membros da OE, bem como a outros interessados, os aspetos relacionados com a implementação desta Diretiva, com um particular enfoque sobre as questões técnicas e a sua prática em Portugal.

Os intervenientes no Seminário puderam dar a visão de diferentes organismos nacionais desde os Municípios, aqui representados pela Câmara Municipal de Coimbra, que trouxe à discussão a perspetiva e expetativas do poder local relativamente à Diretiva INSPIRE, ao Instituto Geográfico do Exército, ao Instituto Hidrográfico, ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera e ao LNEC, que partilharam com a audiência a sua experiência de implementação da Diretiva. Com o objetivo de alargar, de forma abrangente o tema, também o Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da FCUL, trouxe ao debate a relação Diretiva Inspire e Ensino da Engenharia Geográfica.

Dominique Laurent, do IGN France, trouxe a perspetiva internacional através de duas apresentações de fundo cujos temas foram respetivamente "Technical Implementation of INSPIRE: some feed-back from experiences” e " Cadastral Parcels in INSPIRE”.

Destaca-se, pela inovação e interesse que motivaram na assistência, as apresentações de três jovens engenheiros/estudantes de engenharia.

Inês Soares do ISEL com o tema " Estudo do enquadramento e aplicação da Diretiva INSPIRE à infraestrutura rodoviária " e que lhe valeu o prémio CEN/TC 287 Geographic information: AWARD for Excellence in INSPIRE – 2012, atribuído, pelo JRC, CEN/TC 287 e patrocinado pela empresa Sparx System, aos trabalhos académicos desenvolvidos no âmbito da Diretiva INSPIRE. Este prémio foi entregue na conferência INSPIRE em Julho de 2012 em Istambul.

Inês Falcão e Fábio Lopes da FCUL apresentaram o seu trabalho de investigação que desenvolveram, durante 2012, sobre a Diretiva INPIRE, no âmbito de uma bolsa de estágio patrocinada pela Ordem dos Engenheiros, sob orientação do membro Conselheiro João Agria Torres, intitulados, respetivamente, " Estudo de especificações de dados e implementação em torno dos temas Ocupação do Solo e Uso do solo” e " Análise de especificações e estratégias de implementação em diferentes tipos de informação geo-espacial”

O evento contou com o patrocínio da Intergraph e da ESRI Portugal, os quais marcaram também presença no painel de oradores, transmitindo aos presentes a perspetiva empresarial da implementação da Diretiva INSPIRE.

O evento foi de encontro às expectativas de todos os participantes, revelando-se de grande importância nesta fase de implementação. Por este facto e pela elevada número de participantes o evento foi realizado com um grande sucesso.

Consulte aqui as apresentações feitas pelos oradores neste Seminário.