Distribuição da quinta geração de comunicações móveis (5G)

Resolução do Conselho de Ministros n.º 7-A/2020, de 7 de fevereiro

11 de Fevereiro de 2020 | Geral

Foi publicada em Diário da República, a 7 de fevereiro, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 7-A/2020, que aprova a estratégia e calendarização da distribuição da quinta geração de comunicações móveis (5G).

A quinta geração de comunicações móveis constitui um instrumento de desenvolvimento e competitividade da economia, de coesão social e territorial, de melhoria e transformação do modo de vida, de inovação social e da qualidade dos serviços públicos.

Na resolução publicada pelo Conselho de Ministros refere-se que "o 5G apresenta características que o tornam um poderoso instrumento da transição digital. A nova tecnologia de rede que agora emerge é a geração «gigabits», estimando-se que permita a transmissão mais rápida de um volume de dados muito maior [cem vezes superior], de forma praticamente instantânea [latência cinquenta vezes inferior], bem como a conexão de muitos mais dispositivos [um milhão de dispositivos por km2]”.

Este potencial tecnológico "traz consigo um novo patamar de comunicações, mas cria, sobretudo, novas oportunidades de desenvolvimento económico e social e condições para um novo paradigma de digitalização. Para além da comunicação entre as pessoas é, agora, a comunicação entre as coisas (a «Internet das Coisas») que encontra ambiente tecnológico para alterar significativamente o nosso quotidiano e a nossa forma de viver, passando a ser possível recolher e tratar, em tempo real, volumes de informação impensáveis com as tecnologias atualmente disponíveis, permitindo não só otimizar e melhorar os processos existentes, mas, sobretudo, potenciar o desenvolvimento de abordagens diferentes, ao nível de modelos de negócio, de prestação de serviços e de organização social, designadamente nos transportes, na saúde, na indústria, na logística, na energia, no entretenimento e na agricultura”.

Neste contexto, e constituindo o 5G uma importante alavanca da transformação digital, que permitirá criar sinergias com outras tecnologias, o documento salienta que o "País precisa de dispor de redes 5G nos setores que mais fortemente contribuem para as mudanças na competitividade e na qualidade de vida, seja nas universidades e escolas públicas, nos centros de investigação, nas zonas industriais, nos portos e nos aeroportos, em todos os modos de transporte, nos hospitais e centros de saúde, seja na gestão das cidades. E deve fazê-lo de forma que a oportunidade seja concedida a todo o território e a toda a população, para que o 5G não acentue as assimetrias regionais e, pelo contrário, contribua para as combater, alavancando uma transformação digital da sociedade”.

Na União Europeia definiu-se que, em cada Estado-membro, pelo menos uma grande cidade fosse "preparada para o 5G” até ao final de 2020 e que todas as zonas urbanas e as principais vias de transporte terrestre tivessem cobertura 5G ininterrupta até 2025, sendo entendimento do atual Governo estender o alargamento da cobertura 5G a todo o território nacional até 2030.

O documento estabelece e fixa os objetivos nacionais relativamente à disponibilização em Portugal das novas redes móveis em 5G, delegando na Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) a definição dos termos do procedimento de atribuição de direitos de uso do espectro radioelétrico disponível, de forma que se mostre adequada ao cumprimento dos objetivos estabelecidos na Resolução.

Mais informações »»»