Ecodesign e Design para a Sustentabilidade em debate no BLA

22 de Maio de 2012 | Engenharia do Ambiente

No passado dia 18 de maio pelas 18h00, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros promoveu a realização de um encontro técnico subordinado ao tema "Ecodesign e Design para a sustentabilidade”, dirigido aos membros da Ordem do Engenheiros e demais técnicos.

A sessão contou com a presença do Prof. João Joanaz de Melo (FCT/UNL), que abordou a importância do Ecodesign e as perspetivas que se abrem, do Eng. Rui Frazão (LNEG) que perspetivou as oportunidades de ação associadas ao Ecodesign e design para a sustentabilidade em Portugal. Já a Eng. Cristina Rocha (LNEG) mostrou alguns desenvolvimentos e experiências com Ecodesign no setor da cerâmica e perspetivas de trabalho futuro noutros sectores em Portugal e, por fim, a Eng. Helena Afonso (Revigrés) referiu em concreto resultados do Ecodesign no setor da cerâmica, relacionados com o subsetor dos pavimentos e revestimentos. Todos os tópicos apresentados pelos oradores foram de elevada importância, promovendo uma interessante discussão com os engenheiros presentes.

Esta foi mais uma iniciativa da série de eventos Benchmarking Lounge de Ambiente, que o CRC de Ambiente propõe aos seus Membros, com o intuito de proporcionar o debate de temáticas atuais e úteis, num ambiente distinto da formalidade inerente a seminários, conferências, ou outros cursos feitos em âmbito empresarial/institucional. Uma via diferente, menos formal e mais aberta, como a que existe usualmente entre colegas que partilham o mesmo domínio do conhecimento, de preocupações e de temáticas na sua vida profissional, que é mais uma oportunidade de enriquecimento com a troca de experiências entre colegas que exercem a sua atividade nos mais diversos domínios.