fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Economia circular em análise

10 de Abril de 2017 | Engenharia Florestal


"Inovar para circular” foi o título do seminário aberto pelo Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul em exercício Eng. Jorge Grade Mendes, organizado pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira e pelo BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, com o apoio – do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Florestal e que contou com a participação do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e de vários representantes de empresas.

Marta Souto Barreiros, do Grupo Indústria e Ambiente da CELPA e responsável pela organização do seminário afirma que "o evento demonstrou a pertinência do tema, mas há que trabalhar em parceria para conseguir ultrapassar algumas barreiras.

O ministro do Ambiente, Eng. João Pedro Matos Fernandes, que encerrou o evento, com a presença do Vice Presidente da OE, Eng. Carlos Loureiro, afirmou que "seminários como este são muito importantes para discutir o crescimento sem esgotar recursos”. Matos Fernandes considera, no entanto, que a indústria nacional não está ainda totalmente preparada para  abraçar as práticas da economia circular. "Estamos a fazer progressos na eficiência, mas temos de inovar”, sendo que inovação não é apenas eficiência. "Os recursos naturais não são infinitos”, afirmou. 
Marco Lucisano, Diretor Papermaking and Packaging da divisão de bioeconomia do RISE – Research Institutes of Sweden foi o keynote speaker, tendo apresentado um estudo realizado em cinco países sobre o potencial de uma economia baseada em celulose
Sobre a Economia Circular, Lucisano destacou um dos seus "ingredientes”, a reciclagem, onde ainda há muito por fazer, apesar do papel ser, na Europa, o material com a maior taxa de reciclagem, bem acima do vidro, do alumínio e do plástico.
Participaram ainda no evento os oradores Ana Thudichum Vasconcelos, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa; Teresa Diogo, da Jerónimo Martins; Eduardo Soares, da Amorim Cork Composites e Sofia Santos, do BCSD que debateram, com a ajuda de Vitor Rodrigues Oliveira, editor de economia da TSF, sobre a importância do design para a economia circular. 

Na apresentação de casos de estudo de empresas que já começaram a implementar o conceito de economia circular nas suas estratégias participaram a Cortadoria Nacional de Pêlo, a Verallia, a The Navigator Company, a Europac e a ADP, numa sessão moderada por Sofia Jorge, da Altri. 

O evento conclui-se com as conclusões de um estudo sobre os entraves ao desenvolvimento da economia circular em Portugal e em Espanha, desenvolvido pela Celpa.

Jorge Grade Mendes, Ordem dos Engenheiros: "A economia circular é um tema atual e pertinente. A redução de resíduos e os processos envolvidos implicam uma abordagem que tem permitido às empresas inovar e criar novos modelos de negócio".

Parceiros Institucionais